Canonical vai unir aplicativos web e desktop no Ubuntu 12.10

WebApps permitirão que o usuário veja informações sem precisar usar o navegador.

Paulo Graveheart
Por
• Atualizado há 6 dias

Desde que a internet se popularizou e ficou mais rápida, a quantidade de aplicativos que rodam diretamente do navegador aumentou em uma quantidade absurda, e hoje em dia é mais comum abrirmos dúzias de abas no navegador do que programas diferentes. O problema é que com isso você acaba se perdendo em meio a tantas abas e mesmo ações simples (como verificar se um email chegou) exigem uma série de cliques. Para resolver isso, a Canonical pretende unir aplicativos web ao desktop no Ubuntu, usando o WebApps.

O conceito por trás do Ubuntu WebApps é relativamente simples: integrar os serviços da web ao desktop através de plugins, e permitir que o usuários controle  e veja informações sem precisar usar diretamente o navegador. Por exemplo, em vez de deixar uma aba do seu navegador aberta apenas para o Gmail, você pode colocar um ícone do Gmail no Lançador de Aplicativos do Unity e com isso ser avisado de novos emails, ou receber notificações pelo sistema de notificações do desktop.

Gmail pode ser integrado ao Ubuntu

Você ainda vai precisar acessar o Gmail pelo navegador, mas a obrigação de manter a aba sempre aberta termina. E você pode até mesmo deixar o navegador fechado e trabalhar tranquilamente, só abrindo quando receber um novo email.

A lista de possibilidades é longa, e tende a aumentar conforme outros sites forem acrescentados. Sites de música online (como o Kast.fm) podem ser controlados diretamente pelo controle de volume do Ubuntu. Você pode clicar com o botão direito em uma imagem e fazer o upload para o Facebook direto pelo menu. E por aí vai.

Em alguns casos ainda será necessário manter a aba ou o navegador aberto, mas só o fato de você poder esquecer o navegador enquanto trabalha já aumenta e muito a produtividade, além de tornar todo o ambiente mais leve (chega de deixar milhões de abas infinitamente abertas no seu navegador).

O anúncio oficial, feito no blog da Canonical, tem um vídeo que ilustra essa integração que o WebApps cria.

A lista de serviços que já aderiram ao WebApps é grande e abrange vários sites e jogos conhecidos, como Gmail, Windows Live Mail, Facebook, Twitter, YouTube, Cut The Rope, Angry Birds, Last.fm, Grooveshark, Google Docs e WordPress.com. Outros serviços podem ser adicionados facilmente, e a documentação da API do WebApps está disponível online.

Os interessados em começar a usar esse sistema ainda devem aguardar um pouco: ele será usado nativamente no Ubuntu 12.10, e deve ser lançado em breve como um add-on para o Ubuntu 12.04 LTS.

Com informações: TechCrunch.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Canal Exclusivo

Relacionados