Arquivo Curiosidades

Google Street View em ASCII faz você se sentir dentro da Matrix

Rafael Silva
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Enquanto esperamos pacientemente pelo apocalipse robô acontecer, todos teremos que ficar apenas imaginando como seria a realidade em que a humanidade foi dominada por máquinas e trancafiada dentro de um universo virtual que leva o nome de Matrix. Um programador ocioso e fascinado por ASCII art lançou no começo da semana um projeto que torna a visualização dessa realidade alternativa algo mais plausível com uma versão do Street View em ASCII.

O escritório do TB visto de dentro da Matrix

O projeto, criado por Peter Nitsch e chamado intuitivamente de Ascii Street View, usa algorítimos para transformar imagens das ruas do Google Street View em símbolos, letras e números e exibir em um navegador compatível. O modo padrão de visualização é em cores, mas certamente a versão em verde-matrix é mais interessante. Pelo menos para aqueles que querem se sentir como o Neo quando está conectado na Matrix. É necessário acessar usando o Chrome ou o Firefox 8, no mínimo, para funcionar – ambos contam com um componente de WebGL específico para processar as imagens.

Peter Nitsch também aproveitou para explicar o processo de criação do projeto em seu blog, dizendo que o principal motivador foi a sua obsessão por arte ASCII, algo que o levou a aprender “algoritmos, técnicas e códigos para simular um modo de texto em navegadores atuais”. E graças a ele, muitos geeks poderão finalmente se sentir passeando por um mundo virtual criado por máquinas para manter as mentes humanas ocupadas enquanto a sua força vital é usada como bateria. Yay!

Com informações: io9.

Rafael Silva

Rafael Silva tem 27 anos, estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Tem uma queda pela Apple na área de dispositivos móveis, mas sempre usou Windows em todos os seus notebooks e desktops. Vez ou outra fala alguma coisa interessante no Twitter: @rafacst. [Envie um email]

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque