Os donos de dispositivos móveis rodando iOS e que já usam-no há algum tempo vão notar que o aplicativo do YouTube está bem ultrapassado em relação à versão móvel do site. A rapidez e a interface mais intuitiva da versão móvel são duas das grandes vantagens que posso citar. Hoje, com a liberação da quarta versão do iOS 6 a Apple deu fim a esse problema: o aplicativo do YouTube não está mais presente no sistema móvel.

App do YouTube no iOS 5: olhe bem para essa interface enquanto puder

O aplicativo do YouTube está no iPhone desde que o primeiro modelo foi lançado no mercado, em junho 2007. E a Apple até anunciou a adição do aplicativo antes do lançamento, fazendo questão de lembrar também que seus programadores é que eram responsáveis por criá-la.

Pelo visto, o que Apple deu, a Apple toma de volta. Segundo o 9to5mac, o iOS para iPad quanto sua versão para iPhone perderam o aplicativo. Curiosamente, ele ainda está presente na Apple TV, mas ela também tem um aplicativo dedicado para o Vimeo, então pode ser uma decisão mais estratégica mantê-lo nesse dispositivo.

Há chances, claro, de ser apenas um erro de programação, pois se trata de uma versão beta do sistema. Mas se levarmos em conta que o Google está cada vez mais deixando de ser uma parte do iOS, principalmente com a substituição de mapas da empresa pelas da TomTom, a atitude de chutar o YouTube para escanteio faz todo o sentido.

Já o log de mudanças do novo beta, publicado pelo BGR, cita o seguinte:

As of iOS 6, embedded YouTube URLs in the form of will no longer work. These URLs are for viewing the video on the YouTube site, not for embedding in web pages. Instead, the format that should be used is described here: https://developers.google.com/youtube/player_parameters.

Isso certamente dá força para a teoria de que o aplicativo dedicado recebeu o pé na bunda.

Saberemos mesmo se o YouTube vai continuar no lugar quando a Apple liberar a versão final do iOS 6, que deve acontecer no último trimestre do ano.

Atualização às 15:50 | O The Verge recebeu uma declaração da Apple confirmando que o YouTube não estará presente no iOS 6. O motivo? A licença para incluir o aplicativo no sistema acabou. E mais que isso: o Google está trabalhando para criar o seu próprio aplicativo do YouTube e disponibilizá-lo na loja oficial do iOS.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados