Previsto para fazer sua estreia mundial nas prateleiras brasileiras no início de 2013, o Firefox OS já começa a dar alguns sinais de vida. Disponível para testes há pouco menos de um mês, nesta semana, o futuro sistema operacional da Mozilla apareceu no YouTube, rodando em um Raspberry Pi, computador de formas diminutas e baixo custo que virou objeto de desejo de 11 entre cada 10 geeks de respeito.


(Vídeo do YouTube)

Como é possível notar, até o momento não é possível fazer muita coisa com o Firefox OS além de navegar entre seus menus e abrir um ou outro aplicativo. Além disso, a experiência não foi das mais fluidas, problema que – espera-se – seja resolvido até os primeiros dispositivos com o SO chegarem às lojas.

Uma coisa que não dá para culpar pelo desempenho do Firefox OS é o hardware. Com chip de 700 MHz e 256 de RAM, o valente Raspberry Pi tem configuração provavelmente superior aos aparelhos em que o Firefox OS virá embarcado, que deverão armar suas trincheiras numa faixa de entrada no mercado.

Durante a convenção Telefonica Digital, que aconteceu em Londres no início de julho o CEO Matthew Key afirmou que os primeiros telefones com o sistema operacional deverão custar “por volta de 100 euros”, o que significa que seu hardware também não será dos mais potentes. Em todo caso, a empresa espera que a falta de força seja compensada pela leveza do sistema para oferecer a melhor experiência possível.

Ouça também o episódio especial do Podcast sobre os miniPCs.

Com informações: The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Canal Exclusivo

Relacionados