Arquivo Aplicativos e Software

Sobre bug de SMS no iPhone, Apple diz: use iMessage

Rafael Silva
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Na semana passada um pesquisador de segurança chamado pod2g divulgou uma vulnerabilidade na implementação do SMS no iOS do iPhone. Segundo ele, a maneira como o sistema interpreta as mensagens permite que um remetente envie uma SMS de um número mas de uma forma que aparente ser de outro. A Apple respondeu à descoberta dessa falha da maneira habitual: ignorando o simples fato de que o mundo não gira em torno dela nem todo mundo tem um iPhone.

A mensagem que eu terei que enviar a alguns contatos

Um porta-voz da empresa enviou uma declaração ao Engadget, em que diz que “A Apple leva segurança muito a sério” seguido de “ao usar o iMessage no lugar de SMS, endereços são verificados e isso protege [os usuários] desse tipo de ataque”. A empresa se refere ao seu próprio serviço de troca de mensagens cujo uso é restrito a aparelhos com iOS e computadores com OS X. O porta-voz termina dizendo que “aconselhamos que nossos clientes sejam extremamente cuidados se eles forem redirecionados a um site desconhecido por sms”.

O pesquisador que encontrou a falha diz que uma boa implementação do protocolo de SMS é feita quando o sistema mostra o número original que enviou uma mensagem e o número para resposta – se forem diferentes, o usuário deverá notar. Mas nem todas as fabricantes de celular se preocupam com isso. A Apple, aparentemente, é uma delas.

Ele não diz de outros sistemas móveis são vulneráveis à mesma falha, mas garante que irá liberar no futuro uma ferramenta que permite que usuários do iPhone 4 testem essa teoria.

Rafael Silva

Rafael Silva tem 27 anos, estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Tem uma queda pela Apple na área de dispositivos móveis, mas sempre usou Windows em todos os seus notebooks e desktops. Vez ou outra fala alguma coisa interessante no Twitter: @rafacst. [Envie um email]

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque