Na semana passada um pesquisador de segurança chamado pod2g divulgou uma vulnerabilidade na implementação do SMS no iOS do iPhone. Segundo ele, a maneira como o sistema interpreta as mensagens permite que um remetente envie uma SMS de um número mas de uma forma que aparente ser de outro. A Apple respondeu à descoberta dessa falha da maneira habitual: ignorando o simples fato de que o mundo não gira em torno dela nem todo mundo tem um iPhone.

A mensagem que eu terei que enviar a alguns contatos

Um porta-voz da empresa enviou uma declaração ao Engadget, em que diz que “A Apple leva segurança muito a sério” seguido de “ao usar o iMessage no lugar de SMS, endereços são verificados e isso protege [os usuários] desse tipo de ataque”. A empresa se refere ao seu próprio serviço de troca de mensagens cujo uso é restrito a aparelhos com iOS e computadores com OS X. O porta-voz termina dizendo que “aconselhamos que nossos clientes sejam extremamente cuidados se eles forem redirecionados a um site desconhecido por sms”.

O pesquisador que encontrou a falha diz que uma boa implementação do protocolo de SMS é feita quando o sistema mostra o número original que enviou uma mensagem e o número para resposta – se forem diferentes, o usuário deverá notar. Mas nem todas as fabricantes de celular se preocupam com isso. A Apple, aparentemente, é uma delas.

Ele não diz de outros sistemas móveis são vulneráveis à mesma falha, mas garante que irá liberar no futuro uma ferramenta que permite que usuários do iPhone 4 testem essa teoria.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados