Em memos internos, Apple comemora e Samsung lamenta veredito do processo

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 1 semana

Na sexta-feira passada o processo bilionário da Apple contra a Samsung nos EUA resultou em uma multa de 1,05 bilhão de dólares para a sul-coreana. Após o anúncio do veredito pelo juri, ambas as empresas enviaram aos seus funcionários um memorando interno falando especificamente desse processo. E esses memorandos, claro, acabaram se tornando públicos pouco depois.

O memorando interno da Apple foi escrito por Tim Cook, que já ocupa o cargo de CEO da empresa há um ano, e o 9to5mac teve acesso a ele. Dentre outras coisas o executivo diz que “esse processo sempre foi sobre algo mais importante do que patentes ou dinheiro. É sobre valores”. Ele também se diz surpreso ao afirmar que “a montanha de evidências […] mostrou que a cópia da Samsung é mais profunda do que achávamos” e termina dizendo que “hoje os valores venceram e eu espero que o mundo ouça”.

Já o memorando da Samsung, que vazou no mesmo dia mas foi publicado ontem pela empresa no blog oficial, diz que “inicialmente propusemos negociar com a Apple” no lugar de um processo, já que a empresa da maçã “tem sido um dos nossos clientes mais importantes” – referindo ao fato da Apple comprar chips da Samsung. O memorando também afirma que “estamos muito decepcionados com o veredito” que “causou preocupação entre nossos funcionários e clientes”. A empresa termina dizendo que “os clientes e o mercado vão ficar do lado daqueles que priorizam inovação no lugar de processos”.

O Google, por sua vez, tomou uma posição cautelosa depois de ficar bastante tempo sem dizer nada sobre o processo. A empresa afirmou ao Engadget que “a maioria das patentes não estão relacionadas com o núcleo do Android” e que “a indústria móvel está se movendo rápido e todos os jogadores estão construindo em cima de ideias que estão disponíveis há décadas”. E mesmo que a empresa pense assim, é importante lembrar que o Google comprou a Motorola e levou com ela milhares de patentes também.

A Samsung, claro, planeja recorrer da decisão para a corte de apelação americana. Eles esperam tanto que a validade das patentes da Apple sejam reavaliadas e que a multa bilionária não seja aplicada. Se eles vão conseguir isso, não sabemos ainda, mas nada impede a empresa de tentar.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados