Está permitido enviar fotos via Bluetooth usando um Lumia

Nokia libera função em atualização para Windows Phone.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 6 dias
Lumia 710 (foto: Lucas Braga / Tecnoblog)
Lumia 710

A nova geração de smartphones Lumia não deve atrapalhar atualizações previstas para os Lumias vendidos no mercado atualmente. Bluetooth e tela inicial de acordo com o que propõe o Windows Phone 8 estão entre os recursos que a Nokia Brasil promete liberar para os aparelhos em breve, embora a fabricante não diga quando.

Não nos está claro o que a companhia quer dizer quando anuncia a compatibilidade com Bluetooth, algo que o Windows Phone normalmente não tem. O blog oficial da companhia fala em “Bluetooth para enviar arquivos de mídia do seu Nokia Lumia para qualquer outro telefone”. Arquivos de áudio? Vídeo? Documentos do Office, como questiona o site Windows Phone Brasil?

A fabricante finlandesa vai atualizar o aplicativo de compartilhamento de contatos e também vai adaptar a tela inicial para que fique mais parecida com o Windows Phone 8. Nada mal para um aparelho que, vale lembrar, está em vias de completar um ano de idade.

Aparelhos Lumia 900, Lumia 800 e Lumia 710 recebem a atualização de software nas próximas semanas. Será gradual, de acordo com a fabricante, e depende do canal de distribuição e da operadora na qual o aparelho foi registrado.

Lembro-me de ter trocado algumas ideias com um executivo de produtos na Nokia em que o assunto principal foi a chegada do Windows Phone 8. Por que comprar um Lumia atual que não receberá a atualização de plataforma com boas novidades. Além da constante desse mundo da tecnologia em que tudo precisa andar para frente, o executivo disse que os aparelhos atuais continuam atendendo aquilo que se propõe a fazer. Para consumidores tradicionais, não os supertecnológicos que leem este site, os Lumias continuam valendo a pena, na visão do profissional.

Queria ver outros fabricantes com este acompanhamento pós-venda. A Apple (sim, lá vem ele falar da Apple) garante atualizações contínuas nos smartphones, mesmo depois de velhos. A Microsoft diz em defesa própria que muitos recursos simplesmente não são compatíveis com o hardware atualmente disponível em celulares com Windows. Pena.

Pauta gentilmente sugerida pelo leitor Marco Antonio Queiroz. Valeu, Marco! Mande você também.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados