Twitter arrumou mais um jeito de irritar os desenvolvedores

Companhia vai eliminar opções para envio de imagens no app oficial.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana

Aplicativos de Twitter para celulares e tablets costumam oferecer uma série de serviços para hospedar as imagens que o usuário quer mandar para o microblog. Ou costumavam, com verbo no pretérito. O BuzzFeed informa que fontes próximas do Twitter confirmam o desaparecimentos das opções de hospedar as fotos em alguma das próximas atualizações de software previstas para chegarem aos usuários.

O Twitter, depois de anos confiando na tecnologia de outrem para armazenar fotos, decidiu ele próprio fazer o trabalho sujo. Utilizam a infraestrutura da Amazon AWS, provedor de serviços online do gigante do varejo Amazon, para o upload das imagens diretamente do site Twitter.com. Imagine que você já está na página e tem a opção de enviar a foto – para que, portanto, recorrer a outro serviço?

No iPhone

Atualmente o software oficial de Twitter para iPhone apresenta seis opções de hospedagem de imagens, além do próprio Twitter: yFrog, TwitPic, Mobypicture, Twitgoo, Posterous e Img.ly.

Segundo informações do BuzzFeed, o Twitter Inc. entrou em contato com as empresas responsáveis por estes serviços. Querem evitar baderna como a que aconteceu há algumas semanas ao anunciarem restrições que resumidamente inviabilizam ou pelo menos desestimulam a criação de novos aplicativos voltados para postar atualizações no microblog.

O fundador do TwitPic diz que a maioria das imagens parte de aplicativos de terceiros, não daqueles controlados pelo Twitter. Ainda assim, soluções independentes respondem por somente 23% de todos os tweets.

Parece que os criadores do microblog perceberam tarde com o que poderiam ganhar dinheiro. Querem se tornar uma empresa de mídia. No entanto, uma empresa de mídia cuja modinha está claramente passando. Tenho a impressão de que mais e mais internautas recorrem ao Facebook como principal serviço de mídia digital. Nadando contra a maré, o Twitter toma decisões que irritam principalmente a comunidade de desenvolvedores.

Há aplicativos oficiais do Twitter para Android, iOS e Windows Phone, as principais plataformas de smartphones (o suporte ao BlackBerry descansa em paz).

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados