Arquivo Aplicativos e Software

Skitch chega à versão 2.0 mais bonito e com app para iPhone

Software faz capturas de tela com anotações e marcações.

Thássius Veloso
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Este Skitch, software que me acompanha no Mac faz alguns anos, recebeu atualização para (quase) todas as plataformas em que está presente. A empresa por trás do aplicativo (e do Evernote também) diz que colocou 20 pessoas, em vez de somente duas que se dedicavam antes ao Skitch, para produzir a nova versão. Ficou mais fácil tirar capturas de tela e fazer anotações em cima delas.

O Skitch deve ser particularmente útil para quem precisa compartilhar aquilo que está na tela do computador. Jornalistas, blogueiros, devs e daí por diante tem uma série de ferramentas para adicionar texto, setas, elipses, retângulos e mais a fim de sinalizar algum ponto específico da imagem.

Entre as aplicações previstas para o Skitch, a empresa aposta no uso com mapas. Para mostrar um trajeto, portanto. A meu ver não faz muito sentido quando vivemos num mundo bastante mapeado por grandes empresas de tecnologia. Elas fazem cálculos melhor do que nós para decidir o melhor trajeto. Porém, pode ser que um ou outro atalho torne a vida do motorista mais fácil. Eis aí um uso para o Skitch.

Este novo Skitch funciona com a conta do Evernote. É como se fosse um aplicativo à parte que cria anotações nos blocos de notas da plataforma. Há sincronização automática das informações entre todas as plataformas e sistemas, o que inclui iPhone, iPad e Mac. Não tenho certeza se o Skitch com visual Metro para o Windows 8 conta com a mesma sincronização.

Falando em Windows, deu para perceber que os novos softwares adotaram a simplicidade visual do sistema da Microsoft. Calma lá, não estou dizendo que o aplicativo para iPhone ganhou visual Metro. Entretanto, os ícones ficaram similares aos do Windows, bem como a falta de muitos recursos extras.

Eu gosto do Skitch. Usamos aqui na redação para compartilhar capturas de tela, em especial dos problemas que o nosso site apresenta. Costuma funcionar. E o melhor: não custa nada.

Thássius Veloso

Ex-editor-executivo

Thássius Veloso foi editor e editor-executivo do Tecnoblog de 2008 a 2014. Liderou o noticiário e cobriu de perto os maiores acontecimentos do mercado de eletrônicos de consumo, games e serviços. É jornalista, palestrante e apresentador de tecnologia na rádio CBN e no canal de TV por assinatura GloboNews.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque