Eu não estou sozinho no grupo dos que não gostaram muito dos mapas do iOS 6. Em todo o canto da web você vai encontrar alguém falando que o sistema próprio de mapas da Apple tem erros grotescos, informações confusas e uma série de imagens distorcidas. E qual o melhor meio de fazer a empresa da maçã prestar atenção nas reclamações e mudar? Isso mesmo, apontar onde ela errou de forma discreta e sutil.

Abaixo estão apenas cinco exemplos de erros bizarros tirados de um tumblr criado especificamente com esse fim, chamado The Amazing iOS 6 Maps. Se quiser rir um pouco, acesse esse tumblr e passeie nas páginas para ver o tamanho do estrago.

5. Um aeroporto que é uma fazenda.

No novo mapa do iOS 6, a área mostrada acima está sinalizada com um símbolo de avião com os dizeres “Airfield”, o que dá a entender que trata-se de um aeroporto, certo? Mas não é. Trata-se de uma fazenda com 35 acres e plantações de café. O ministro da Justiça da Irlanda, Alan Shatter, notou o erro e disse que avisou a Apple.

4. Ilhas Caimã: só areia.

Ruas? Quem precisa de ruas hoje em dia? O novo mapa que a Apple implementou no iOS 6 ignora completamente a existência de ruas na região de Grande Caimão, nas Ilhas Caimã, e mostra um terreno completamente sem marcações – o mapa acha que só tem areia. Felizmente, o aeroporto ainda existe. E não é uma fazenda.

3. Três mapas diferentes. Uma só confusão.

O estado da Baixa Saxônia, na Alemanha, tem um sistema de mapa bem diversificado. Numa parte, o mapa está pixelado, no outro está preto e branco. E no meio, uma faixa bem nítida. Que é o que deveria estar em toda a região. Aparentemente a Apple perdeu em alguma gaveta as partes à esquerda e à direita dessa área.

2. Burger King abre filial em igreja.

Aí acima está a igreja de Gustaf Vasa Kyrka, localizada na bela cidade de Estocolmo, na Suécia. Segundo o mapa do iOS 6 da Apple, essa igreja recebeu um empreendimento interessante: uma filial da cadeia de lanchonetes Burger King. Na verdade, segundo um mapa com informações melhores, trata-se de uma lanchonete que está à duas quadras para a esquerda.

1. Uma enorme ponte no formato de tobogã.

Mapas em 3D são legais… quando funcionam. Não é o caso de uma ponte próxima da represa Hoover, na divisa do estado de Nevada com Arizona, nos EUA. A ponte deveria ser detectada como um objeto que não segue a mesma curvatura do buraco da represa, mas no lugar disso, ele é exibido como um enorme e perigosamente divertido tobogã.

Espero que com tantas críticas a Apple resolva o problema do mapa do iOS 6 o quanto antes, seja melhorando as informações contidas nele, seja licenciando de alguém que já esteja nesse jogo há algum tempo… COF COF Google COF COF.

Você está usando o iOS 6 e viu algum erro bizarro aqui no Brasil? Conte pra gente nos comentários.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados