Arquivo Tecnoblog

O que está acontecendo com os servidores do TB?

Thiago Mobilon
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Talvez você já tenha reparado que as coisas andam meio estranhas por aqui desde segunda-feira (17). Coisas que funcionam e depois param do nada, lentidão no servidor, instabilidades… Parece assombração, mas não é. A boa notícia é que redesenhamos a nossa estrutura de servidores e começamos a migração de domingo para segunda.

Era pra tudo ter ido bem (Ah, sempre é… Mas migração nunca funciona assim, certo?), mas muita coisa não funcionou. Principalmente pela mudança do webserver – tiramos o Apache e colocamos o Nginx com Fastcgi.

Leandro fazendo manutenção no server do TB

Ah, não falei dos servidores: trocamos duas máquinas (ve) da excelente MediaTemple por instâncias autoescaláveis do cloud da Amazon. E aí entra o desafio de refinar as regras que dizem para o sistema quando ele deve subir e quando ele deve matar as instâncias.

Numa dessas, já aconteceu de o sistema não subir mais máquinas quando deveria e esse foi um dos responsáveis pela lentidão que aconteceu aqui ontem e anteontem, em pleno horário de pico. Vale citar que a lentidão só atinge usuários logados, já que pra esses o blog é carregado sem cache. Os outros batem direto no cache de proxy do Varnish, então o carregamento é instantâneo.

Enfim, este post nada mais é do que uma prestação de contas. Estamos trabalhando dia e noite (sério, eu e o @leandrow varamos noites nessa semana) para resolver todos os problemas. Muitas das correções só podem ser implementadas durante a noite, já que implica gerar uma imagem da instância e replicar para o autoscale, o que mata o site por alguns minutos.

O que dá pra garantir é que estamos migrando para uma estrutura muito mais inteligente, com um sistema autoescalável e com um webserver mais eficiente. Só mais uns fios de cabelo branco e tudo acabará bem! 🙂

Thiago Mobilon

Founder & CEO

Começou a empreender aos 18 anos, fazendo manutenção de computadores e artes gráficas. Criou o Tecnoblog para ser uma espécie de laboratório, onde contaria as suas experiências com eletrônicos e, de quebra, poderia aprender sobre programação e servidores. No entanto o site cresceu rapidamente, se transformando em uma empresa de mídia digital.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque