Wozniak durante a Campus Party 2011 (foto: Thássius Veloso / Tecnoblog)
Wozniak durante a Campus Party 2011 | Clique para ampliar

Guru da tecnologia e bonachão nas horas vagas, nosso idolatrado Steve Wozniak foi à fila e comprou seu exemplar do iPhone 5 nessa sexta-feira, data em que o aparelho chega às lojas da Apple em diversos países (não no Brasil). Woz falou a uma emissora de tevê local e fez suas previsões de sempre: “Em quarenta anos nós teremos computadores conscientes, com sentimentos, que tem uma personalidade.”

Tomara que Woz esteja certo. Ele aposta suas fichas na melhoria da inteligência artificial a ponto de produzir melhores amigos. “O computador vai olhar no seu rosto e entender a sua expressão.”

O co-fundador da Apple em parceria com Steve Jobs diz que alguns de nós serão substituídos por máquinas e que “teremos que reestruturar a sociedade”. Ele dá como exemplo o iPhone, que em algum momento será tão bom que ele não mais quererá saber dos seres humanos – espere só a esposa de Woz descobrir que ele a trocaria pela Siri…

E como fica a questão de virarmos uma “Matrix” sob comando de máquinas muito poderosas? Essa é a pergunta que este intrépido repórter faria a Wozniak caso tivesse a chance de uma entrevista com ele. Penso que o campo da Inteligência Artificial (AI, na sigla em inglês) ainda anda a passos muito lentos. Espero que Woz esteja certo quando faz suas previsões para daqui a quarenta anos.

Repórteres presentes perguntaram sobre a morte de Steve Jobs. O ex-funcionário da Apple disse que ficou sabendo pelos próprios jornalistas que começaram a ligar para ele quando a informação se confirmou. “Eu me lembro de chorar ao telefone durante entrevistas.”

Com informações: 9News.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados