Arquivo Internet

Facebook facilita envio de arquivos para grupos com Dropbox

Curiosamente, Facebook não adotou tecnologia SkyDrive da Microsoft

Thássius Veloso
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

A gente sabe que a Dropbox é uma ferramenta de armazenamento na nuvem bastante popular. A gente também sabe que o Facebook virou a rede social mais utilizada no mundo, com mais de 800 milhões de registros. E hoje a gente descobriu que uma integração entre ambos permite enviar arquivos da conta na Dropbox a partir do Facebook, sem dificuldades.

O anúncio pintou no blog oficial da Dropbox e ainda tem restrições. Por enquanto, só funciona com o compartilhamento dos arquivos salvos pela Dropbox em grupos de Facebook. Os arquivos escolhidos automaticamente ficam disponíveis para os demais colegas do grupo.

Upload fácil em páginas de grupos

Upload fácil em páginas de grupos

Para upload dos documentos é bem simples: vá ao grupo no Facebook e, na caixa de atualização principal (aquela que aparece logo que abre a página), clique em “Add File” ou o equivalente em bom português. Lá fica a opção de mandar “From Your Dropbox” (de sua Dropbox).

Essa notícia me chega com estranheza porque a Microsoft tem sido parceira de longa data do Facebook. Nas buscas utilizam a tecnologia do Bing, o buscador da MS. Por que optaram pela Dropbox em vez do SkyDrive? Sim, claro que a Dropbox tem grande apelo, além de sua popularidade. Porém, a Microsoft tem o email com mais usuários no mundo – todos eles têm conta no SkyDrive por padrão!

Sem falar que o SkyDrive oferece 7 GB de armazenamento grátis, contra 2 GB grátis da Dropbox. Ou então a integração do Facebook com o Office.com, facilmente aproveitável com a nova integração.

Claro que faz todo o sentido para o Facebook fechar acordos com empresas de hospedagem. Imagine a quantidade de espaço em disco que os milhões de arquivos enviados por meio do site, intermédio de nenhuma hospedagem de terceiros, custa no fim do mês. O acordo anunciado hoje deixa para a Dropbox mais esse custo – que eu não tenho a menor ideia de quanto seja.

A Dropbox faz questão de mencionar que o arquivo compartilhado com o grupo permanecerá sempre atualizado enquanto estiver na pasta “Dropbox” do computador. Obviamente, mas para eles isso continua como um diferencial.

Precisa autorizar a Dropbox em sua conta de Facebook para desfrutar a funcionalidade.

Thássius Veloso

Ex-editor-executivo

Thássius Veloso foi editor e editor-executivo do Tecnoblog de 2008 a 2014. Liderou o noticiário e cobriu de perto os maiores acontecimentos do mercado de eletrônicos de consumo, games e serviços. É jornalista, palestrante e apresentador de tecnologia na rádio CBN e no canal de TV por assinatura GloboNews.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque