Arquivo Celular

Celulares do Rio de Janeiro terão nono dígito em 2013

Rafael Silva
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Ao final de 2010 a Anatel anunciou que, para que celulares continuassem sendo vendidos na Grande São Paulo, seria necessário adicionar um nono dígito aos números. A mudança finalmente aconteceu no dia 29 de julho desse ano. Agora, as duas próximas cidades a passarem pelo mesmo processo já têm nome, segundo o que disse João Rezende, presidente da Anatel, ao G1.

Cariocas, acostumem-se com essas telas

A primeira delas será a região do Rio de Janeiro que tem DDD 21. A adição do 9 aos números deverá acontecer no começo de 2013 e logo após ela, o acréscimo do nono dígito vai acontecer na região com DDD 12 do Vale do Paraíba, no interior paulista. A região, que conta com 39 municípios ao todo, tem 158 números de celular para cada 100 habitantes.

Essa mudança deve afetar, segundo Rezende, cerca de 3,5 milhões de usuários de telefonia móvel. Assim como em São Paulo, números de telefone fixo ou Nextel permanecem inalterados.

A chegada de um nono dígito em celulares de uma cidade nem sempre acontece da forma mais suave. Durante o período de mudança em São Paulo, usuários do Whatsapp e iMessage enfrentaram problemas no envio de mensagens. E apesar da mudança ter acontecido há alguns meses, diversos sites e sistemas de bancos, por exemplo, ainda não se adaptaram para aceitar o nono dígito – algo que os cariocas provavelmente também enfrentarão.

Pelo menos eles já têm uma série de aplicativos para ajudar na transição.

Atualizado às 14:24 | Uma versão anterior desse texto dizia que o Vale do Paraíba tem a maior teledensidade do Brasil. Na verdade esse posto é ocupado pela região do DDD 71, na Bahia, que tem 198 acessos por 100 habitantes. O texto foi corrigido.

Dica do leitor Filipe Rokr (@filiperokr) no Twitter. Valeu, Filipe!

Rafael Silva

Rafael Silva tem 27 anos, estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Tem uma queda pela Apple na área de dispositivos móveis, mas sempre usou Windows em todos os seus notebooks e desktops. Vez ou outra fala alguma coisa interessante no Twitter: @rafacst. [Envie um email]

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque