Arquivo Aplicativos e Software

Valve começa a vender programas no Steam

Rafael Silva
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Nessa terça-feira (2) a Valve confirmou os rumores de que o Steam se tornaria uma loja de aplicativos completa. O site do Steam passou a mostrar ontem a categoria Software, onde são listados programas que não são jogos. A interface é exatamente a mesma, mas os aplicativos são listados com um botão “software” ao lado do ícone da plataforma para o qual ele foi feito.

Não é surpresa que todos os aplicativos disponíveis por enquanto sejam relacionados à games. Na lista dos seis programas, dois são benchmarks para testar a performance gráfica de um computador, dois são ferramentas de edição de fotos e imagens, um serve para desenvolver jogos para o Steam, iOS e Android, e outro serve para criar renderizações 3D. Curiosamente, alguns deles têm até conquistas para serem desbloqueadas.

Os preços variam de 13 a 90 dólares e todos estão em promoção – e todos também só estão disponíveis para o Windows. Há também um sétimo programa que não contei, o Source Filmmaker, mas ele já estava disponível gratuitamente no Steam há algum tempo. Ele serve para a criação de vídeos baseados na engine Source.

O timing do lançamento da loja de aplicativos da Valve é interessante, visto que no dia 26 desse mês a Microsoft deve lançar o Windows 8 com a loja oficial do sistema. Se Gabe Newel, co-fundador da Valve, planeja competir com a empresa de Redmond ou não, ainda é certo. Mas ele tem criticado bastante sua ex-empregadora (ele trabalhou 13 anos na Microsoft).

Dica do leitor Renan Guilherme. Valeu, Renan!

Rafael Silva

Rafael Silva tem 27 anos, estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Tem uma queda pela Apple na área de dispositivos móveis, mas sempre usou Windows em todos os seus notebooks e desktops. Vez ou outra fala alguma coisa interessante no Twitter: @rafacst. [Envie um email]

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque