Obrigado Claro! Enfim uma internet móvel que se preze.

Thiago Mobilon
Por
• Atualizado há 1 semana

Quero dizer, teoricamente. O ponto é que finalmente poderemos contratar uma internet móvel com excelente relação custo X benefício: 69,90 por uma conexão de 500Kbps, e 99,90 por 1Mbps. Diga-se de passagem, que pago 20 reais a mais pela mesma conexão de 500Kbps, e sem ter o privilégio de usar a internet no meu Notebook estando fora da minha casa.

A implementação da rede 3G da Claro foi iniciada essa semana (mais especificamente na Quarta-feira) em Brasília, Recife e Fortaleza. No dia 20 será a vez de Porto Alegre, e logo na primeira semana de Dezembro em São Paulo e Rio de Janeiro. A rede irá operar na freqüência de 850Mhz, que antigamente era usada com a tecnologia TDMA.

O que mais me anima nessa notícia (além da mobilidade), é a competitividade que isso irá gerar. Com as operadoras de telefonia móvel entrando na jogada da internet banda larga, os atuais provedores seriam obrigados a revisar seus planos, e a se adaptar a essa novidade.

Teoricamente, uma conexão de internet fixa deveria custar menos do que uma conexão de internet móvel, e só com este primeiro pacote oferecido pela Claro já vemos que a situação começa invertida. Bom para nós consumidores que poderemos em breve ter um desconto interessante nos gastos com conexão, e ainda usá-la até onde o celular tiver sinal.

Atualmente já existem vários celulares aqui no Brasil, preparados para esta tecnologia de terceira geração. Alguns inclusive possuem uma câmera frontal, com a qual será possível fazer chamadas com áudio e vídeo. Caso você não queira trocar seu aparelho atual, só por causa da internet, há também placas PCMCIA (mais usadas em Notebooks) e modems USB.

Neste caso, a grande vantagem em se ter um celular 3G, é a possibilidade de acessar a internet através dele mesmo. Com uma conexão de banda larga no celular, eu iria abusar de serviços de VoIP, mensageiros instantâneos, e-mail, etc. Afinal, se eu posso me comunicar de graça por outros meios, pra que vou ficar pagando R$1,40 por minuto de ligação? Claro que isso tudo só será realmente possível, se a Claro não der uma de comunista bloqueando tais protocolos.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thiago Mobilon

Thiago Mobilon

Founder & CEO

Começou a empreender aos 18 anos, fazendo manutenção de computadores e artes gráficas. Criou o Tecnoblog para ser uma espécie de laboratório, onde contaria as suas experiências com eletrônicos e, de quebra, poderia aprender sobre programação e servidores. No entanto o site cresceu rapidamente, se transformando em uma empresa de mídia digital.

Relacionados