Patente usada pela Apple para processar Samsung é considerada ‘provisoriamente inválida’

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 1 semana

A Apple usou, no seu processo contra a Samsung nos EUA, uma grande lista de patentes da empresa para mostrar que a fabricante sul-coreana infringe em seus produtos. Uma dessas patentes é a do ‘efeito elástico’, aquele que faz uma lista de itens chegar no topo da tela e voltar. Ontem, em uma carta publicada em seu site, o escritório de patentes dos EUA considerou essa patente “provisoriamente inválida”.

Patente do efeito elástico: possivelmente invalida.

Quem avisou da decisão do escritório foi a Samsung em um registro de processo enviado para a juíza do caso, Lucy Koh. Na carta, disponível aqui para quem quiser ler, um examinador do escritório cita patentes anteriores à da Apple e que são substancialmente parecidas. Com isso a patente foi considerada provisoriamente inválida e os danos que a Samsung teria que pagar talvez diminuam. Seu status só muda se a Apple conseguir provar que a patente tem méritos, caso contrário o escritório segue adiante e a invalida permanentemente.

Essa é só uma das várias patentes que estão minuciosamente analisadas pelo escritório americano de patentes. Esse processo de reavaliação começou em maio, segundo o site Foss Patents, que diz também que todos os pedidos de reavaliação das patentes são anônimos.

Uma das próximas patentes que pode ser considerada inválida, já que também está sendo analisada pelo escritório, é a de multi-toque. Essa também foi usada no processo contra a Samsung.

Com informações: ComputerWorld.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados