Um problema de rede interno e ainda desconhecido dentro dos EUA afetou grandes serviços web nessa sexta-feira. A plataforma de blogs Tumblr, o serviço de armazenamento de arquivos Dropbox e até o Google App Engine, serviço usado para desenvolvedores criarem aplicativos web, sofreram problemas de disponibilidade hoje. A causa ainda não está exatamente clara, mas há uma grande chance de ser um problema de rede nos provedores de internet americanos.

Gráfico das últimas 24 horas mostram potencial problema na rede americana

Essa teoria foi levantada pelo The Next Web ao ver o relatório do site Internet Traffic Report, que mede a latência de redes e informa sobre indisponibilidades ao redor do mundo. O site mostra, no momento da publicação desse post, um elevado número de roteadores americanos usados para distribuir tráfego nos EUA indisponíveis, com 100% de perda de pacotes.

A maioria dos provedores de internet têm sistemas de redundância para rotear o tráfego para longe de áreas afetadas por algum problema, mas parece que esses sistemas não estão funcionando muito bem.

Tela exibida ao tentar acessar o Tumblr

Até o momento, o Dropbox já havia voltado ao ar mas o Tumblr e Google App Engine continuavam apresentado problemas. No seu perfil oficial no Twitter, o Tumblr diz que já está tentando remediar a situação. Já o Google publicou um aviso dizendo que “uma grande quantidade” de usuários foi afetada e eles já procuram a causa do problema.

O site downrightnow.com, que monitora grandes serviços web, também relata que o YouTube e Twitter estão com problemas de disponibilidade em certas regiões, mas não parece estar afetando muitos usuários.

Assim que mais informações sobre o problema estiverem disponíveis, esse post será atualizado.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados