Arquivo Computador

AMD anuncia produção de processador com arquitetura ARM

Chips vão atender cloud computing e datacenters

Thássius Veloso
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Nessa nova leva de equipamentos com processadores de arquitetura ARM pode ser que a AMD ganhe mais destaque. A companhia americana anunciou em comunicado para jornalistas o desenvolvimento dos primeiros chips baseados na arquitetura ARM de 64-bit. O primeiro modelo de processador AMD com ARM deve entrar em produção em dois anos.

De acordo com o escritório da AMD no país, não veremos os processadores em gadgets num primeiro momento. O primeiro AMD Opteron deverá marcar presença em servidores de cloud computing e centros de dados – ou seja, não chegará ao consumidor final.

“Assim como, em 2003, a AMD lançou a primeira solução x86 para servidores mainstream de 64-bit com os processadores AMD Opteron, a AMD será a única fornecedora de processadores a oferecer tecnologias x86 e ARM de 64-bit, oferecendo novos níveis de flexibilidade e garantindo uma performance e uma eficiência energética otimizada para uma grande gama de demandas.”

A arquitetura ARM possui uma grande vantagem frente às demais opções de mercado: consumo bastante reduzido de energia. Considere a quantidade de servidores amontoados em um centro de dados como aqueles que o Google mostrou há algumas semanas – cada único watt economizado pode resultar em cifras vultosas no fim do mês.

Opteron x86

Opteron x86

Outra vantagem diz respeito ao controle mais restrito que a empresa ARM faz da tecnologia ARM. Royalties custam bem menos e os parceiros costumam receber auxílio no desenvolvimento e produção de novos processadores. No mercado especificamente de servidores e cloud computing temos empresas especializadas em criar soluções de software para problemas específicos que, no ARM, custam menos do que nas demais arquiteturas (leia-se x86).

Não foi dessa vez que a AMD anunciou processadores para tablets e smartphones. Entretanto, nós sabemos que a demanda por chips de arquitetura ARM vem aumentando. O Windows 8 lançado na semana passada, por exemplo, conta com uma edição especificamente desenhada para rodar em tablets com a arquitetura diferente. iTrecos da Apple também têm no interior processadores de arquitetura ARM.

Thássius Veloso

Ex-editor-executivo

Thássius Veloso foi editor e editor-executivo do Tecnoblog de 2008 a 2014. Liderou o noticiário e cobriu de perto os maiores acontecimentos do mercado de eletrônicos de consumo, games e serviços. É jornalista, palestrante e apresentador de tecnologia na rádio CBN e no canal de TV por assinatura GloboNews.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque