Enquanto o Google anuncia novos tablets, o Nexus 7 ganha uma novidade que pode tornar a vida de muitos fãs do Ubuntu mais feliz. Através de um programa liberado recentemente é possível instalar a última versão do Ubuntu no tablet, transformando-o em um PC de bolso.

Não é novidade para ninguém que a Canonical está interessada em tornar o Ubuntu um sistema operacional tanto para PCs quanto para dispositivos móveis, e que ela escolheu o Nexus 7 do Google para ser o seu tablet inicial de testes para usuários e desenvolvedores. O Nexus 7 é um dispositivo fácil de desbloquear e sem nenhuma alteração ou bloqueio que possa dificultar a vida dos desenvolvedores.

A ferramenta liberada recentemente pela Canonical serve para isso, instalar uma versão customizada para dispositivos ARM do Ubuntu 12.10 no Nexus 7. Para que a instalação funcione você precisa primeiro desbloquear o bootloader do tablet, mas se você consegue ler sobre Linux, Android, bootloaders e afins sem ficar perdido, essa tarefa é extremamente fácil.

Uma vez que o tablet esteja desbloqueado, é só plugar o tablet no PC com um cabo USB e rodar o programa. Ele se encarrega de baixar tudo o que for necessário e instalar o Ubuntu na sua máquina.

Desnecessário dizer, o Ubuntu para tablets ainda está em uma versão inicial, e provavelmente você terá alguns problemas de uso. Mas não se aflija, se você não gostar do resultado pode voltar para a instalação padrão do Android.

Com Informações: Android Authority

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Canal Exclusivo

Relacionados