O vice-presidente de negócios da Mozilla, Harvey Anderson, publicou essa semana em seu blog pessoal uma perspectiva interessante sobre o número de downloads do Firefox. Ele diz que, segundo as suas estimativas, se a Microsoft tivesse incluído a tela de escolha de navegador no Windows 7 SP1 na Europa, o Firefox teria até 9 milhões de downloads.

Gráfico dos downloads: área vermelha é quanto o Firefox deixou de ser baixado.

Anderson diz que a Microsoft deixou de cumprir a determinação da União Europeia de exibir a tela de escolha durante quase 18 meses. O problema estava no Windows 7 SP1, que foi liberado no começo de 2011 e não veio com a tela de escolha, algo que a Microsoft atribuiu a uma “falha” não especificada. Durante esse período, afirma Anderson, o Firefox perdeu entre 6 a 9 milhões de downloads.

Ainda sobre os números, ele cita que ao liberar o SP1 do Windows 7 sem a tela, os downloads diários do Firefox caíram em média 63%, ficando em 20 mil. Após a correção, esse número aumentou para 50 mil por dia, representando um crescimento de 150%. E com isso, o Firefox acabou perdendo alguns pontos percentuais de participação no mercado – ao todo 3,5% durante o período.

Foi apenas em julho desse ano a falha foi corrigida e a tela passou a ser mostrada novamente, algo que rendeu alguns problemas para a Microsoft com a Comissão Europeia. Mas para o desgosto da empresa de Redmond, isso não adiantou muito: o Internet Explorer viu sua participação lentamente cair também durante o período que a tela não foi exibida.

Com informações: PCPro.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados