Microsoft muda discurso sobre armazenamento do Surface

Modelo com 32 GB deixa somente 16 GB para uso – mais 7 GB do SkyDrive

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana

Aquele tablet que todo geek quer pegar nas mãos para ver como é – e que não estava no lançamento do Windows 8 em São Paulo – inicialmente teria 20 GB de armazenamento livre para o consumidor colocar o que quisesse. Exceto pelo fato de que a MS revisou essa informação e “diminuiu” a capacidade de armazenamento do Surface.

Eles tinham dito que o modelo com 32 GB ficaria com 20 GB livres depois que o Windows 8 RT, o Office (também para arquitetura ARM) e alguns apps em Metro UI fossem instalados. Agora, num documento compilado pela Microsoft, consta informação diferente: o mesmo modelo com 32 GB terá somente 16 GB livres.

Sim, metade do espaço em memória flash.

Aceitam-se drives USB e cartões de memória
Aceitam-se drives USB e cartões de memória

A gente sabe que a capacidade de armazenamento de um dispositivo nunca é exatamente aquela anuncia. Sempre sobra menos por conta do método de formatação e da instalação do sistema (veja só, sem ele nada é possível). No Surface de 32 GB o sistema binário do Windows reconhece 29 GB, dos quais 5 ficam reservados para ferramentas de recuperação e outros 8 GB são do Windows RT, Office e apps nativos.

Resumo da ópera: o espaço livre reportado pelo File Explorer fica em 16 GB para o modelo de 32 GB e em 46 GB para o modelo de 64 GB.

Pelas nossas contas, um iPad (terceira geração) de 32 GB deixa 28 GB livres após o sistema iOS instalado – e sem apps. Não temos nenhum tablet com Android para realizar o teste.

Quem compra um Surface provavelmente associará o tablet a uma conta Microsoft que dá direito a 7 GB de graça na nuvem do SkyDrive. Estes consumidores podem usar o espaço a mais para salvar os arquivos e poupar o uso do armazenamento interno. O Office 2013 por padrão salva os documentos na nuvem.

Além da nuvem nativa da MS, há as opções de cartão de memória ou drive USB para ampliar o armazenamento do Surface. Da mesma forma que já acontece em alguns tablets rodando Android. O iPad não admite cartão de memória ou pendrive/drive USB.

Particularmente, tenho usado muito a Dropbox para manter arquivos na nuvem. (Sim, eu inclui este parágrafo somente para garantir alguns MB a mais caso algum leitor comece a usar o serviço)

Com informações: The Next Web

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados