Uma atualização para os aplicativos do Facebook para o Android e o iOS foi liberada ontem e trouxeram uma novidade ínfima mas bastante esperada: o compartilhamento de itens do feed de notícias. Apesar da versão móvel do site já ter a opção há algum tempo, apenas agora os aplicativos de sistemas móveis foram brindados com essa funcionalidade.

Botão de compartilhar: ele chegou | Crédito: Facebook/Divulgação

A grande reformulação dos aplicativos móveis da rede social começou em agosto quando a versão do aplicativo para iOS foi reestruturada para deixar de lado o HTML5 que usava até então e se tornar nativa, usando apenas elementos da SDK do iOS. Pouco depois, com um esforço meio que forçado do Facebook, o aplicativo para Android também foi melhorado.

É estranho que o Facebook, que tenta fazer os usuários compartilharem o máximo de informações possível, tenha esquecido que as plataformas móveis são usadas por uma grande parcela deles (pelo menos é o que dizem os documentos enviados à SEC) e deveriam replicar as mesmas funcionalidades do site. O recompartilhamento é uma funcionalidade essencial demais para ser deixada de lado – felizmente não foi deixada por mais tempo.

Além do compartilhamento de itens do feed de notícias, os aplicativos também trazem a opção de taguear amigos em comentários (no iOS) e a opção de criar um álbum de fotos direto da página de fotos (no Android). Aos interessados, as atualizações são gratuitas e podem ser baixadas na Google Play Store e na iTunes App Store.

Atualização às 17:15 | Como notaram alguns leitores, o aplicativo para iOS não exibe a opção de compartilhar itens quando o sistema está no idioma Português. A menos que ele seja aberto no iPad, o que é estranho. Entramos em contato com o Facebook para saber se o suporte ao Português vai ser adicionado em breve ou se é só uma falha e atualizaremos assim que uma resposta for recebida.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados