Google Play ganha aplicativos (falsos) da Apple

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 1 semana

Em algum universo alternativo onde o Google e a Apple coexistem pacificamente, tais empresas lançariam nas lojas concorrentes os seus aplicativos, para que pudessem ser aproveitados pelos usuários de ambas as plataformas. Já no universo em que vivemos, uma atitude assim é algo impensável. Mas isso não impediu que aplicativos da empresa da maçã aparecessem no Google Play.

Aplicativos da Apple na loja do Google: pura miragem (Crédito: Naked Security)| Clique para ampliar

Os programas, claro, são falsos. Segundo o blog Naked Security, pelo menos seis aplicativos foram disponibilizados na loja durante o final de semanas por preços variando entre 5 e 10 dólares: Garage Band, Pages, Numbers, Keynote, iMovie e iPhoto. Eles foram publicados por um desenvolvedor que se nomeou “Apple Inc” e usou o endereço android@apple.com como email de contato para suporte.

Difícil mesmo saber por onde começar na enorme lista de evidências de que isso se tratava de um golpe, mas eis um bom argumento: a Apple nunca iria disponibilizar aplicativos na plataforma concorrente, mesmo que pagos, pois isso tiraria vantagem da própria empresa. Fora que os aplicativos originais foram feitos para iOS, então dificilmente rodariam no Android sem algum tipo de máquina virtual.

Assim que foi informado, o Google retirou os aplicativos do ar. Não se sabe quantas pessoas foram iludidas e compraram os programas ou o que os aplicativos faziam depois que eram baixados, mas a maior probabilidade era de que se tratavam de programas falsos apenas com o objetivo de fazer dinheiro para o golpista.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados