LG explica por que Nexus 4 tem chip 4G LTE

Fabricante utiliza mesmo chipset Snapdragon do LG Optimus G

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 1 semana

Mais novo smartphone da linha Nexus, o LG Nexus 4 conta com especificações exorbitantes, mas não suporta a tecnologia 4G. Ok, no Brasil isso ainda não faz muita diferença, já que o LTE só chega às terras tupiniquins no ano que vem, mas a tecnologia tem ganhando enorme espaço no mundo pelas altas velocidades e atualmente é decisiva na compra de um novo smartphone.

Porta-voz da LG explicou ao site TechRadar o motivo do aparelho ter chipset com 4G mesmo sem ser compatível com a tecnologia.

“Com o objetivo de proporcionar a melhor especificação possível para o Nexus 4, a LG utilizou o mesmo chipset Qualcomm Snapdragon encontrado no LG Optimus G, que possui LTE. Esse chip poderoso só está disponível quando combinado com o processador e o modem, e os componentes não podem ser implementados de forma separada”.

O porta-voz afirma que o modem possui o suporte necessário ao 4G LTE, mas só funciona de maneira adequada quando combinado com outros hardwares essenciais, como filtros e um amplificador de sinal.

No final das contas, a conclusão é de que ficaria mais barato incluir o chipset com o modem 4G do que sem o modem. De qualquer forma, a fabricante diz que nenhuma atualização de software vai habilitar o suporte às redes LTE.

Apesar do discurso, foi descoberto que é possível ativar o LTE no aparelho ao alterar uma configuração no Field Test do Android.

Mas isso não necessariamente é o fim: assim como a Samsung fez com o Galaxy Nexus, não duvido que a LG lance uma versão do Nexus 4 com suporte pleno ao LTE. Nesse caso, o aparelho não seria “Pure Google” e dependeria da LG para qualquer suporte do aparelho, incluindo atualizações. Claro que esta é somente uma hipótese. Não temos nada confirmado.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados