Arquivo Celular

Rumor do dia: Nokia procura engenheiros para criar aparelhos Android

Rafael Silva
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Já faz algum tempo que a Nokia se rendeu ao Windows Phone, abandonando o já antigo Symbian dos seus celulares. De fato, o acordo com a Microsoft começou em abril de 2011 e até agora rendeu vários modelos de celulares com o sistema. Mas a Nokia parece que vai tentar outra estratégia além dessa: um anúncio de emprego no LinkedIn indica possíveis aparelhos Android no futuro.

A vaga foi encontrada pelo Gizmodo UK e diz que a Nokia procura por engenheiros (isso mesmo, mais que um) para “desenvolver software embarcado baseado em Linux e drivers para hardware para nossos novos produtos”. E qual sistema operacional móvel é baseado em Linux e desenvolvido pelo Google? Pois é.

E não é como se fosse difícil implementar Android em um aparelho Nokia: em meados de maio desse ano um desenvolvedor conseguiu implementar o Android Ice Cream Sandwich em um Nokia N9. O Rafael Araujo, do site Nokiatividade, fez o teste e publicou o vídeo abaixo onde ele demonstra um N9 em dual-boot com Meego e Android.


(Vídeo no YouTube)

Além disso, a vaga diz que é preciso ter “experiência com tecnologia de celulares” e ser expert nas linguagens C, C++ e Java. A vaga é para a cidade de Sunnyvale, na California, onde a Nokia tem um centro de operações.

A teoria de que a Nokia está tentando alternativas ao Windows Phone já existe há algum tempo, mas essa é a primeira vez que vemos alguma evidência de que ela pode ser verdade. A Nokia, claro, não comenta rumores e especulações, mas eu não acharia estranho uma fabricante de celulares tentar todas as opções possíveis depois de quase dois anos apostando numa plataforma que não a fez crescer muito.

Atualização às 16:34 | Curiosamente, a Nokia tirou do ar a oportunidade publicada no LinkedIn. Será que estava com medo da Microsoft ver?

Rafael Silva

Rafael Silva tem 27 anos, estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Tem uma queda pela Apple na área de dispositivos móveis, mas sempre usou Windows em todos os seus notebooks e desktops. Vez ou outra fala alguma coisa interessante no Twitter: @rafacst. [Envie um email]

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque