Há algum tempo me pergunto qual será o futuro do e-mail. Esta tecnologia é quase tão velha quanto a própria internet, e ainda assim é um dos meios de comunicação mais utilizados do mundo. E isso só aumenta a cada dia.

Alguns apostam que o futuro do e-mail, é transformá-lo em um sistema em 3 dimensões. Não sei exatamente o que estão a imaginar quando falam isso. Talvez um comunicador ao melhor estilo Star Wars, vai saber.

Eu era do tipo que não dava muito valor para o e-mail. Dadas algumas raras exceções, quando preciso me comunicar com alguém, sempre dou preferência a algum comunicador instantâneo. E-mail passa longe das primeiras opções, não consigo achar ele prático.

Esta opinião mudou um pouco no último mês, devido às experiências que tive com um Nokia E61i (veja mais no blog Nokia IntelliSync). Ele começou a me mostrar, que dependendo de onde é acessado, esta velharia pode acabar se tornando uma ferramenta muito poderosa, produtiva, e prática.

Pode-se dizer que tenho a minha caixa de entrada guardada dentro do meu bolso, tão instantânea e acessível quanto um SMS, só que muito mais poderosa.

Ao voltar para o computador, o e-mail até perde a graça. Sério mesmo. Aqui na telona, só consigo enxergá-lo como um meio razoavelmente bom de transferir arquivos, e um belo carteiro moderno. Aliás, era este o conceito inicial de Eletronic Mail, certo?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thiago Mobilon

Thiago Mobilon

Founder & CEO

Começou a empreender aos 18 anos, fazendo manutenção de computadores e artes gráficas. Criou o Tecnoblog para ser uma espécie de laboratório, onde contaria as suas experiências com eletrônicos e, de quebra, poderia aprender sobre programação e servidores. No entanto o site cresceu rapidamente, se transformando em uma empresa de mídia digital.

Relacionados