Arquivo Internet

Experimento do Facebook permite que usuários paguem para enviar mensagens para você

Spam autorizado custa 1 dólar por mensagem

Rafael Silva
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

O Facebook está sempre testando novas maneiras de fazer dinheiro. Prova disso é a grande polêmica que se originou da mudança dos termos de serviço do Instagram. Hoje um novo meio está sendo testado. E ele é consideravelmente mais intrusivo: o Facebook poderá dar a opção de usuários pagarem para enviarem mensagens para você.

Atualmente, quando um usuário envia uma mensagem para alguém que ele não está conectado ou não é amigo, a mensagem vai para a pasta “outros”. Nessa pasta, nem sempre a mensagem é vista. No experimento do Facebook, a rede social dá a opção desse usuário pagar 1 dólar para enviar uma mensagem direto para a caixa de entrada.

O que isso quer dizer? Basicamente, que spam não só está autorizado como renderá dinheiro ao Facebook. Uma pessoa que você nunca viu na vida pode mandar uma mensagem direto para a sua caixa de entrada sem que você possa fazer nada sobre isso.

Além disso, o Facebook também está testando novos filtros que separam mensagens. Um filtro permite que você receba mensagens de todos os amigos e amigos de amigos e o outro mostra mensagens apenas de amigos. E essas melhorias são realmente úteis.

Claro, haverá alguma forma de detecção de spam que deve perceber se um usuário enviar múltiplas mensagens iguais para outras pessoas. Mas creio que vá demorar até ele se tornar realmente eficiente.

Felizmente é apenas um experimento por enquanto: só um determinado grupo de usuários está testando o recurso. Se fizer sucesso, a funcionalidade será implementada em toda a rede social. Eu sinceramente espero que ele falhe.

Rafael Silva

Rafael Silva tem 27 anos, estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Tem uma queda pela Apple na área de dispositivos móveis, mas sempre usou Windows em todos os seus notebooks e desktops. Vez ou outra fala alguma coisa interessante no Twitter: @rafacst. [Envie um email]

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque