Experimento do Facebook permite que usuários paguem para enviar mensagens para você

Spam autorizado custa 1 dólar por mensagem

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 4 dias

O Facebook está sempre testando novas maneiras de fazer dinheiro. Prova disso é a grande polêmica que se originou da mudança dos termos de serviço do Instagram. Hoje um novo meio está sendo testado. E ele é consideravelmente mais intrusivo: o Facebook poderá dar a opção de usuários pagarem para enviarem mensagens para você.

Atualmente, quando um usuário envia uma mensagem para alguém que ele não está conectado ou não é amigo, a mensagem vai para a pasta “outros”. Nessa pasta, nem sempre a mensagem é vista. No experimento do Facebook, a rede social dá a opção desse usuário pagar 1 dólar para enviar uma mensagem direto para a caixa de entrada.

O que isso quer dizer? Basicamente, que spam não só está autorizado como renderá dinheiro ao Facebook. Uma pessoa que você nunca viu na vida pode mandar uma mensagem direto para a sua caixa de entrada sem que você possa fazer nada sobre isso.

Além disso, o Facebook também está testando novos filtros que separam mensagens. Um filtro permite que você receba mensagens de todos os amigos e amigos de amigos e o outro mostra mensagens apenas de amigos. E essas melhorias são realmente úteis.

Claro, haverá alguma forma de detecção de spam que deve perceber se um usuário enviar múltiplas mensagens iguais para outras pessoas. Mas creio que vá demorar até ele se tornar realmente eficiente.

Felizmente é apenas um experimento por enquanto: só um determinado grupo de usuários está testando o recurso. Se fizer sucesso, a funcionalidade será implementada em toda a rede social. Eu sinceramente espero que ele falhe.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados