Microsoft envia patch ao WebKit para melhorar compatibilidade com touchscreens

Divisão de projetos open source da Microsoft foi inaugurada em abril

Paulo Higa
Por
• Atualizado hoje às 22:17

O WebKit, motor de renderização de páginas utilizado em navegadores como Chrome e Safari, recebeu nesta semana um patch para melhorar a compatibilidade com telas sensíveis ao toque. O código, que possui um protótipo da especificação Pointer Events, foi enviado por ninguém menos que a Microsoft — a mesma empresa que desenvolve o Trident, motor do Internet Explorer.

O patch foi enviado pela Microsoft Open Technologies, uma subsidiária focada em padrões e projetos de código aberto. Nós já falamos sobre essa divisão da Microsoft antes: ela foi inaugurada em abril e tinha como atribuições desenvolver o padrão HTML5 e o protocolo HTTP 2.0, além de aprimorar a compatibilidade com linguagens open source na plataforma Windows Azure.

A Microsoft já está trabalhando junto com Google, Mozilla e Opera para implementar a especificação Pointer Events, uma tentativa da W3C de padronizar as interações com comandos de toque. Com a especificação definida, os desenvolvedores podem criar aplicativos compatíveis com touchscreens que funcionem no maior número de dispositivos possível.

O Safari para iOS também utiliza o motor WebKit e suporta comandos de toque há anos, mas, como lembra o Ars Technica, a Apple patenteou a tecnologia e se recusou a fornecê-la livres de royalties para a comunidade. O W3C até iniciou uma especificação semelhante chamada Touch Events, mas ela usava a tecnologia proprietária da Apple e a ideia acabou sendo abandonada.

A especificação Pointer Events conta com o apoio da Microsoft, da Nokia, da Zynga, do jQuery e dos principais navegadores. É claro que a Microsoft não está fazendo isso apenas para colaborar com a comunidade: a padronização é importante para que os sites também sejam compatíveis com o Trident do Internet Explorer. Mas é bom ver que ela está ajudando a criar um padrão aberto, que pode ser usado por todos, em vez de simplesmente criar uma tecnologia proprietária para atrapalhar os desenvolvedores e atrasar o progresso da web.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados