Arquivo Carro

Montadora coloca Google Maps no painel do carro

Kia Motors anuncia Sorento 2014 com reconhecimento de voz

Thássius Veloso
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Os poderosos mapas do Google, aqueles que abastecem o sistema Android, estarão também no painel do carro. A Kia Motors anuncia para a próxima safra de veículos integração com Google Maps e Google Places, as plataformas de mapas e de informações sobre estabelecimentos do gigante da internet. Para tanto, é preciso ter essa belezinha da foto.

O utilitário Sorento no modelo 2014 contará com a presença do sistema UVO integrado ao veículo. É assim que a Kia chama toda a parte de informática do carro. Por meio dela, o proprietário tem acesso a dados de telemetria e funções deo carro. Não bastasse isso, terá o Google Maps ali, no visor do painel, para todos os momentos.

Kia Sorento 2014

Kia Sorento 2014

Painel do Sorento

Painel do Sorento

Google Maps e Google Places fazem parte do acordo de licenciamento de mapas e de conteúdo assinado pela montadora coreana e pelo buscador. Proprietários do veículo terão acesso a pontos de interesse na base de dados do Google, além de poderem adicionar os pontos de interesse próprios ao sistema UVO. Para tanto, continuará sendo necessário o smartphone, que enviará as informações ao painel do carro por meio do serviço Send2Car. Detalhe importante: o app do UVO só funciona com iPhone neste primeiro momento.

O Sorento 2014 não vem de fábrica com o kit chamado de UVO eServices. É por meio dele que o Google Maps e Google Places será distribuído. Fora localização geográfica, o mesmo UVO traz funções como comando de voz para arquivos de mídia e diagnóstico inteligente de problemas no veículo. Só falta falar.

Enquanto isso, a Ford continua apostando no Sync fornecido pela Microsoft, e a Chevrolet oferece um botão no volante dedicado à integração com o assistente pessoal Siri, presente no iPhone da Apple.

A Kia Motors America disse ao Tecnoblog que não possui imagens do Google Maps no painel do carro para compartilhar. O acordo foi anunciado recentemente e ainda levará alguns meses para que o Sorento 2014 ganhe as lojas e as ruas dos Estados Unidos.

Thássius Veloso

Ex-editor-executivo

Thássius Veloso foi editor e editor-executivo do Tecnoblog de 2008 a 2014. Liderou o noticiário e cobriu de perto os maiores acontecimentos do mercado de eletrônicos de consumo, games e serviços. É jornalista, palestrante e apresentador de tecnologia na rádio CBN e no canal de TV por assinatura GloboNews.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque