Samsung faz mistério sobre televisão “transparente”
Televisor em imagem de divulgação segue orientação na vertical
A fabricante de televisores Samsung publicou uma imagem em seu blog oficial que está dando o que falar. Parece uma televisão com moldura superfina e preta. Até aí, nada de excepcional, não fosse por um detalhe: o suposto dispositivo aparece na orientação vertical, como se estivesse de lado. Há quem compare o formato da televisão a um tablet que comeu muita farinha e cresceu além da conta.
“Uma verdadeira inovação em design de TVs está chegando”, afirma o texto no blog da Samsung, cuja tradução foi feita pelo estadunidense Verge. Não bastasse isso, a coreana promete um design “sem precedentes” para um televisor a ser anunciado na CES 2013 (Consumer Electronic Show, a maior mostra internacional de eletrônicos de consumo).
Paulo Higa, nosso editor, bem reparou que a televisão exibe uma paisagem, porém no modo retrato. (Pegou, hein, hein?)
Nós saberemos mais sobre o dispositivo durante o evento que acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos. Este intrépido editor estará no estrangeiro para trazer até você as últimas novidades da CES em artigos diários que o Tecnoblog irá publicar.
Qualquer que seja o produto que a sul-coreana vai anunciar, logo de cara é estranho pensar que por anos a fio a indústria cinematográfica defendeu a proporção widescreen de 16:9 para, no fim das contas, apresentarem um produto que passa a léguas de distância deste conceito. O 16:9 se encaixa melhor no padrão humano de visão, até onde me consta. Uma televisão na orientação vertical teria ou que cortar muito as laterais esquerda e direita do filme, ou adicionar bordas pretas bastante agressivas no topo e na parte de baixo da tela.
O Verge aponta para a suposta exibição de conteúdo com efeito translúcido na televisão. Seria algo bacana para ambientes em que a televisão não fica pendurada na parede. Algo me diz que são poucos estes ambientes. Enfim, saberemos a partir da semana que vem. A coletiva de imprensa acontecerá na segunda-feira, 7 de janeiro.
(texto atualizado às 19h45)