Arquivo Gadgets

PCs da Asus terão sensor de movimentos da Leap Motion

Sensor é capaz de detectar movimento de apenas 0,01 mm

Paulo Higa
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Lembra do Leap, aquele sensor de movimentos que prometia ser até cem vezes mais preciso que o Kinect e funcionaria no Windows e no OS X? A Asus anunciou hoje que fechou uma parceria com a fabricante Leap Motion para incluir a tecnologia do pequeno acessório em alguns notebooks e all-in-ones com Windows 8 que serão lançados ainda neste ano.

A tecnologia da Leap Motion permite que o usuário controle o sistema por meio de gestos com as mãos. O sensor acompanha as mãos a uma taxa de 290 frames por segundo e pode detectar um movimento de apenas 0,01 mm. Por ser tão sensível, é possível usá-lo não apenas para jogar Fruit Ninja ou navegar na internet, mas também fazer tarefas que exigem mais precisão, como modelagens 3D e desenhos. O vídeo de divulgação mostra isso:

O Leap entrou em pré-venda por US$ 69,99 em maio de 2012 e não é tão caro, mas a Asus decidiu incluir a tecnologia apenas em all-in-ones “premium” e notebooks “high-end” — um jeito bacana de dizer “caros”. Embora não estejamos acostumados a fazer gestos na frente de um computador (e isso pareça meio constrangedor), o Leap pode ser um bom complemento aos velhos teclado e mouse e, claro, aos touchscreens que estão sendo incluídos em muitas máquinas com Windows 8.

A Leap Motion diz que já enviou 12 mil unidades do seu sensor de movimentos para os desenvolvedores interessados e já iniciou a produção em massa do dispositivo. A empresa conseguiu um investimento de US$ 30 milhões e diz que “vários outros fabricantes” estão interessados na tecnologia, logo, pode ser que em breve tenhamos algo parecido no Brasil.

Com informações: Neowin, VentureBeat.

Paulo Higa

Editor-executivo

Paulo Higa é jornalista, com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. Trabalha no Tecnoblog desde 2012, viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. É coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque