Arquivo Computador

Atualização nas especificações faz USB 3.0 chegar a 10 Gbps

Novo USB 3.0 tem taxa de transferência maior e consome menos energia

Paulo Higa
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

O padrão USB 3.0, que foi lançado em novembro de 2008 e ainda está longe de ser popular no mercado, deverá ganhar uma atualização nas especificações técnicas no meio deste ano. A velocidade de transferência, que hoje chega a 5 Gbps, vai dobrar para 10 Gbps, a mesma alcançada hoje pela interface Thunderbolt, desenvolvida pela Intel em conjunto com a Apple.

Assim como aconteceu na transição do USB 2.0 para o USB 3.0 (e do USB 1.1 para o USB 2.0), haverá retrocompatibilidade: você poderá conectar um dispositivo antigo no novo USB 3.0 sem problemas, e os cabos e conectores continuarão os mesmos. Entretanto, para chegar aos 10 Gbps teóricos, será necessário comprar PCs ou placas com portas USB 3.0 atualizadas e, claro, gadgets novos que façam proveito da altíssima velocidade.

pendrive-usb-voz

É sempre bom recebermos melhorias nas tecnologias, mas vale lembrar que os dispositivos que de fato aproveitam a capacidade do USB 3.0 de 5 Gbps ainda custam muito caro. O pendrive DataTraveler Workspace, da Kingston, que alcança 250 MB/s, chega a custar R$ 1.725 no modelo de 128 GB. Além disso, mesmo os SSDs SATA 3 mais rápidos do mercado não costumam passar de 550 MB/s (4,4 Gbps).

Segundo o USB 3.0 Promoter Group, formado por empresas como HP, Intel e Microsoft, o novo padrão consegue atingir o dobro de velocidade devido a uma codificação de dados aprimorada, o que também melhora a eficiência energética das portas USB. A segunda geração do USB 3.0 será analisada pelos fabricantes de hardware neste primeiro trimestre e deve chegar em breve ao mercado.

Com informações: Neowin.

Paulo Higa

Editor-executivo

Paulo Higa é jornalista, com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. Trabalha no Tecnoblog desde 2012, viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. É coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque