Arquivo Celular

Veja o Ubuntu Phone em ação mostrando a que veio

Canonical montou estande na CES 2013 para mostrar sistema

Thássius Veloso
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Verificamos aqui em nossos registros que desde janeiro de 2012 falávamos de um suposto celular rodando sistema da Canonical. Um Ubuntu Phone, por assim dizer. A história só foi se confirmar na semana passada, quando a fabricante do Ubuntu finalmente anunciou um sistema baseado em Android e que estará disponível no futuro para smartphones. Alegria e festa no mundo do software livre!

Eis que esbarramos com o booth da Canonical na CES 2013 e tivemos a oportunidade de ganhar uma demonstração exclusiva do sistema rodando em um aparelho Galaxy Nexus fabricado pela Samsung. Assista no longo vídeo que abre este artigo (HD 720p).

Matou sua curiosidade sobre o funcionamento do sistema? Bom, bom.

O Ubuntu Phone (nome nada oficial) ainda está no comecinho do desenvolvimento e ainda falaremos muito dele pela frente. Não foi possível gravar um “em mãos” com o sistema porque o pessoal da Canonical simplesmente não deixou. Diz o funcionário que ainda há uma série de falhas. Pelo visto, a equipe de relações públicas da companhia pensou em tudo: faz a demonstração daquilo que realmente funciona para encher os olhos dos usuários enquanto vai consertando o que ainda não ficou pronto. Acho justo. Porém, sei que nossos leitores entenderiam eventuais falhas em um protótipo de demonstração.

Entre os predicados do Ubuntu para celulares, fiquei particularmente interessado pelos gestos de swipe similares ao do sistema MeeGo que a Nokia praticamente matou. Também gostei de ver o Unity por lá. Não sei ainda se me agrada tanto a aposta em aplicativos baseados em HTML5. O Facebook teve que reescrever seu código para ficar nativo em outras plataformas porque o acesso era muito lento.

Leia também o artigo do Paulo Graveheart explicando os motivos pelos quais você deveria respeitar a plataforma móvel da Canonical ainda em desenvolvimento.

Thássius Veloso

Ex-editor-executivo

Thássius Veloso foi editor e editor-executivo do Tecnoblog de 2008 a 2014. Liderou o noticiário e cobriu de perto os maiores acontecimentos do mercado de eletrônicos de consumo, games e serviços. É jornalista, palestrante e apresentador de tecnologia na rádio CBN e no canal de TV por assinatura GloboNews.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque