Oracle atualiza Java, mas duas novas falhas surgem

Pesquisador afirma que Oracle não corrigiu uma das falhas conhecidas

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 5 dias

As coisas não estão indo muito bem para a Oracle. Menos de uma semana após a liberação de uma correção para uma grave falha de segurança no Java, pesquisadores descobriram duas novas vulnerabilidades no plugin. Após análises, especialistas em segurança criticaram a atualização para o Java 7 Update 11, dizendo que a Oracle corrigiu apenas uma das brechas conhecidas.

O pesquisador Adam Gowdiak, da Security Explorations, confirmou na lista de emails Full Disclosure que ainda é possível ultrapassar a barreira de proteção do Java na versão mais recente. Sem dar muitos detalhes, ele criou um exploit que usa duas vulnerabilidades diferentes do Java e enviou o código para a Oracle, que está analisando o problema.

Gowdiak disse ao Softpedia que só foi possível explorar a falha descoberta na semana passada porque a Oracle não corrigiu uma vulnerabilidade antiga, descoberta em agosto do ano passado — isso porque um grande pacote de correção foi liberado no mês de outubro. Uma brecha no MBeanInstantiator permite que um código malicioso seja executado com privilégios elevados, e ela ainda está presente.

Como sempre, a recomendação é desativar ou desinstalar o Java. Para quem ainda precisa dele, uma opção é usar dois navegadores: um com o Java desativado, para acessar sites em geral, e outro com o Java ativado, para acessar sites que exigem o plugin (como bancos). Quem usa Chrome também pode ativar o click-to-play, que executa um plugin somente quando o usuário autorizar.

Com informações: threatpost.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados