Arquivo Celular

Wine vai deixar você rodar apps do Windows no Android

Camada de compatibilidade já permitia rodar apps do Windows no Linux e no OS X

Paulo Higa
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Vários softwares prometem rodar aplicativos do Android dentro do Windows – nós já falamos de um deles, o BlueStacks. Mas e se fosse possível fazer o contrário? Isso será realidade no futuro: o Wine, velho conhecido dos usuários de Linux, foi demonstrado no Android neste fim de semana e poderá executar aplicativos desenvolvidos para Windows no seu smartphone ou tablet.

O Wine para Android apareceu na FOSDEM, um evento sobre software livre que acontece anualmente em Bruxelas, na Bélgica. O líder do projeto Wine, Alexandre Julliard, apresentou uma versão ainda em estágio inicial de desenvolvimento usando um emulador do Android no seu MacBook com OS X.

Notepad no Android: funciona!

Notepad no Android: funciona!

De acordo com o pessoal que acompanhou a demonstração, como o Phoronix, o desempenho de aplicativos Windows no Android estava “horrivelmente lento”. Mas isso deve melhorar com o tempo e, como sabemos, o emulador do Android distribuído no SDK do Google não é uma maravilha em desempenho – talvez o resultado fosse melhor se a apresentação fosse feita diretamente em um dispositivo Android.

A versão para Android ainda não tem previsão de lançamento e as primeiras versões não devem impressionar em quantidade de aplicativos compatíveis ou desempenho. Também não sabemos como os softwares mais complexos, como o Photoshop e a suíte Office, se comportariam num smartphone. Mas é bom ver que o primeiro passo já foi dado.

Paulo Higa

Editor-executivo

Paulo Higa é jornalista, com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. Trabalha no Tecnoblog desde 2012, viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. É coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque