Arquivo Antivírus e Segurança

Twitter contrata engenheiros para melhorar segurança

Microblog dá pistas sobre autenticação dupla de usuários

Rafael Silva
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

O Twitter publicou recentemente uma nova vaga de emprego na empresa. A descrição da vaga diz que a equipe de segurança do Twitter está “contratando engenheiros para criar uma plataforma mais segura”. Dentre a lista de tarefas que os engenheiros terão de executar estão a implementação de autenticação dupla e detecção de login falso. Soa familiar?

twitter-engenheiro-seguranc

O timing da criação do novo emprego não poderia ser mais propício. Há alguns dias a base de dados do Twitter foi atacada e cerca de 250 mil usuários podem ter sido afetados, tendo seus endereços de email, login e senhas criptografadas potencialmente roubados por um grupo de hackers.

A autenticação dupla seria uma barreira poderosa para impedir que esses dados sejam usados de maneira errada. Ela depende não só da senha do serviço, mas também de um token como aquele usado para transações de internet banking. Google, Facebook e o Dropbox (esse último é o mais recente a adotar a tática) são três grandes serviços que já oferecem essa opção aos seus usuários.

O problema é justamente esse: é apenas uma opção. Se não for feita uma campanha de adoção ao método de autenticação dupla, usuários do Twitter continuarão pouco protegidos atrás de somente uma senha. O que espero é que essa vaga seja logo preenchida e o Twitter adote logo essa autenticação.

E vendo o enorme alvo que a rede social virou, não duvido que eles apressem bastante a implementação dessa funcionalidade.

Com informações: NakedSecurity.

Rafael Silva

Rafael Silva tem 27 anos, estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Tem uma queda pela Apple na área de dispositivos móveis, mas sempre usou Windows em todos os seus notebooks e desktops. Vez ou outra fala alguma coisa interessante no Twitter: @rafacst. [Envie um email]

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque