Cientistas inventam método para ler a mente e descobrir se jogos farão sucesso

Gus Fune
Por
• Atualizado há 1 semana

Os pesquisadores da Universidade Nacional de Taiwan estão investindo numa pesquisa curiosa: a interpretação de respostas elétricas do cérebro para saber se um game vai ou não fazer sucesso. A pesquisa feita pelo Departamento de Engenharia Elétrica promete ajudar desenvolvedores de games a investir com menos riscos em novos títulos.

Um dos grandes desafios para a indústria de games é determinar se uma ideia realmente faria sucesso nas prateleiras. Só o mercado de jogos online tem mais de 200 lançamentos por ano e a maioria não sobrevive mais de 9 meses. Essa pesquisa poderia ajudar produtores a economizarem verbas de até 200 milhões de dólares ao descartarem ideias aparentemente boas que acabariam não vendendo.

Para ler a mente do jogador, a equipe utiliza diversos aparelhos de eletromiografia (EMG) pra monitorar impulsos elétricos e movimentos musculares da face do jogador durante uma sessão de jogo, cada um é medido em um laboratório diferente. Esses aparelhos medem principalmente o quanto um jogador pode franzir ou relaxar músculos que estão ligados a algumas emoções. De forma rudimentar, eles querem saber quando o jogador está franzindo a testa de tensão ou raiva.

Mario: um sucesso eletrizante
Mario: um sucesso eletrizante

Para interpretar esses resultados, são feitos cruzamentos entre pesquisas feitas anteriormente sobre os efeitos das emoções em impulsos parecidos e  o desempenho dos jogos no mercado. Ao juntar essas informações, os pesquisadores identificam quais emoções estão vinculadas a jogos bons e quais reações indicam jogos ruins.

Os pesquisadores afirmam conseguir identificar se um game pode ou não ser um sucesso com uma taxa de erro de 11%.

Embora promissora, há quem critique a pesquisa. Gilbert Hsieh, diretor técnico de uma empresa de games de Taiwan, afirmou que é complicado avaliar o potencial de um game ao considerar dados de apenas 45 minutos de jogo. Seria como decidir se um filme iria ou não entrar em cartaz exibindo apenas um trecho para um espectador, na visão dele.

Com mais informações: IEEE Spectrum

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Gus Fune

Gus Fune

Ex-redator

Gus Fune é formado em Comunicação Social e pós-graduado em desenvolvimento e design de Games. No Tecnoblog, cobriu eventos como Electronic Entertainment Expo (E3), Game Developer Conference (GDC) e South by Southwest (SXSW) e escreveu sobre esse universo. Atua, hoje, como diretor de tecnologia e assessor, mas já esteve em projetos de empresas como 3M e Motorola.

Canal Exclusivo

Relacionados