ZTE e Alcatel mostram primeiros celulares com Firefox OS

Open e One Touch Fire são aparelhos simples com o panda-vermelho

Paulo Higa
Por
• Atualizado há -2565 s
Mobile World Congress 2013 - Cobertura completa no Tecnoblog

Em janeiro, nós tivemos a oportunidade de brincar com o Geeksphone Keon, um aparelho com Firefox OS para desenvolvedores que não chegará ao mercado. Nesta semana, ZTE e Alcatel revelaram os primeiros smartphones comerciais com o sistema operacional da Mozilla. Eles devem ser lançados ainda este ano e são aparelhos voltados para o mercado de baixo custo.

O ZTE Open e o Alcatel One Touch Fire são aparelhos bem parecidos: ambos possuem telas de 3,5 polegadas com resolução de 320×480 pixels e apenas 256 MB de RAM. O armazenamento interno é de 512 MB, e as duas fabricantes incluem cartões de memória de 2 GB na caixa. Eles possuem conectividade 3G, Wi-Fi e Bluetooth.

ZTE Open
ZTE Open

As diferenças ficam por conta da bateria e do processador. O Open tem bateria de 1.200 mAh e processador Qualcomm MSM7225A com núcleo Cortex-A5 de clock não divulgado (esse chip pode chegar a 800 MHz), enquanto o One Touch Fire possui bateria de 1.400 mAh e um processador single-core de 1 GHz.

Com hardware tão simples, os aparelhos não devem possuir uma performance surpreendente, mas a nossa esperança é que eles rodem o Firefox OS de maneira decente, algo que não acontece nos smartphones de baixo custo com Android. O Firefox OS, desde o início, foi desenvolvido para funcionar em celulares baratos – a expectativa da Mozilla é manter os preços em torno de US$ 100.

Alcatel One Touch Fire
Alcatel One Touch Fire

De acordo com a Mozilla, qualquer desenvolvedor web pode facilmente criar aplicativos em HTML5 e enviá-los para o Firefox Marketplace. Vários aplicativos estão garantidos na loja do Firefox OS, incluindo AccuWeather, Box, Cut the Rope, Facebook, Nokia Here, Pulse News, SoundCloud, SporTV, Terra e Twitter. Jogos da Disney e da EA Games também estarão disponíveis.

A Alcatel planeja lançar seu One Touch Fire em junho na América Latina e na Europa. O ZTE Open ainda não tem data de lançamento e será vendido nas cores branco e laranja. Huawei e LG devem anunciar seus smartphones com Firefox OS em breve. Os aparelhos serão voltados para mercados em desenvolvimento, e o Brasil será um dos primeiros países a recebê-los.

Tecnoblog faz a cobertura completa do Mobile World Congress, principal feira mundial de telefonia. Acompanhe todos os artigos nesta página.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados