Arquivo Aplicativos e Software

Chrome vai avisar quando uma aba está fazendo barulho

Thássius Veloso
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Está em teste na versão do Chrome para desenvolvedores um novo recurso que automaticamente reconhece e informa quais abas do navegador estão reproduzindo material sonoro. Sim, caro leitor: o Google inventou uma forma de nós sabermos rapidamente qual aba barulhenta merece ser fechada o quanto antes.

O indicador de áudio, como foi nomeado, utiliza uma breve animação de seis quadros (por enquanto) em cima do tradicional ícone de aba (favicon para os íntimos). Digamos que você dê play em algum vídeo aqui no site. Além da nossa marca azul e bonita na aba, aparecerá por cima as barras correndo para informar sobre a execução do áudio.

No YouTube tem o seguinte vídeo mostrando em dez segundos como funciona o indicador de áudio.

O pessoal do Next Web testou e confirmou que o recurso funciona tanto em áudio em HTML 5 quanto áudio em Flash. Ou seja, as duas principais formas de exibir conteúdo audiovisual pela web. Há a informação de que o suporte a plugins de conteúdo deve vir com o tempo – para alegria da Microsoft e seu Silverlight, embora as aplicações para esta tecnologia tenham se voltado mais para desenvolvimento de serviços complexos na rede.

Nós estamos comemorando o novo indicador, mas parece-me que na verdade ele foi criado mesmo para identificar abas abertas há muito tempo e que poderiam ser “congeladas” pelo navegador quando falta memória RAM, mas estão em pleno funcionamento. Serviços de ouvir música online, por exemplo, como alguns listados neste especial do Tecnoblog.

O recurso apareceu na versão mais recente na distribuição Canary do Chrome, aquela com implementações em estágio bastante inicial. Recomendada somente para os corajosos de plantão. “Fique avisado: é destinado a programadores e early adopters, e algumas vezes pode travar completamente.”

Thássius Veloso

Ex-editor-executivo

Thássius Veloso foi editor e editor-executivo do Tecnoblog de 2008 a 2014. Liderou o noticiário e cobriu de perto os maiores acontecimentos do mercado de eletrônicos de consumo, games e serviços. É jornalista, palestrante e apresentador de tecnologia na rádio CBN e no canal de TV por assinatura GloboNews.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque