Está em teste na versão do Chrome para desenvolvedores um novo recurso que automaticamente reconhece e informa quais abas do navegador estão reproduzindo material sonoro. Sim, caro leitor: o Google inventou uma forma de nós sabermos rapidamente qual aba barulhenta merece ser fechada o quanto antes.

O indicador de áudio, como foi nomeado, utiliza uma breve animação de seis quadros (por enquanto) em cima do tradicional ícone de aba (favicon para os íntimos). Digamos que você dê play em algum vídeo aqui no site. Além da nossa marca azul e bonita na aba, aparecerá por cima as barras correndo para informar sobre a execução do áudio.

No YouTube tem o seguinte vídeo mostrando em dez segundos como funciona o indicador de áudio.

O pessoal do Next Web testou e confirmou que o recurso funciona tanto em áudio em HTML 5 quanto áudio em Flash. Ou seja, as duas principais formas de exibir conteúdo audiovisual pela web. Há a informação de que o suporte a plugins de conteúdo deve vir com o tempo – para alegria da Microsoft e seu Silverlight, embora as aplicações para esta tecnologia tenham se voltado mais para desenvolvimento de serviços complexos na rede.

Nós estamos comemorando o novo indicador, mas parece-me que na verdade ele foi criado mesmo para identificar abas abertas há muito tempo e que poderiam ser “congeladas” pelo navegador quando falta memória RAM, mas estão em pleno funcionamento. Serviços de ouvir música online, por exemplo, como alguns listados neste especial do Tecnoblog.

O recurso apareceu na versão mais recente na distribuição Canary do Chrome, aquela com implementações em estágio bastante inicial. Recomendada somente para os corajosos de plantão. “Fique avisado: é destinado a programadores e early adopters, e algumas vezes pode travar completamente.”

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados