HP lança computador all-in-one com Ubuntu pré-instalado

Pavilion 20 com Ubuntu é significativamente mais barato que o modelo com Windows

Paulo Graveheart
Por
• Atualizado há 1 semana

Boa notícia para os que ainda preferem o bom e velho computador de mesa e também não abrem mão de uma máquina com Linux: a HP iniciou as vendas do Pavilion 20, um PC all-in-one com o Ubuntu pré-instalado. E o preço é bem convidativo.

O equipamento, que já deve ser velho conhecido de alguns, é um daqueles em que o PC e o monitor são uma peça só, basicamente um tablet gigante com mouse e teclado, ideal para quem precisa de espaço no ambiente de trabalho. Mas nada disso importa, porque o que chama a atenção no Pavilion 20 é o sistema operacional escolhido, o Ubuntu. Não está claro nem mesmo no site da HP qual a versão do Ubuntu, mas eu aposto no 12.04 LTS.

pavilion

Colocando o Ubuntu no Pavilion 20, a HP conseguiu também uma redução de preço significante: £349 (aproximadamente R$ 1.040) pelo equipamento. Um outro modelo, muito parecido com esse, mas com Windows 8, não sai por menos de £499 (aproximadamente R$ 1.487). Um desconto e tanto, se me perguntarem.

As especificações técnicas, infelizmente, não chamam muito a atenção, mas pelo preço, convenhamos, está dentro do esperado:

  • Processador Dual Core AMD E1-1200 1,4 GHz;
  • Placa de vídeo integrada AMD Radeon HD 7310;
  • 4 GB de RAM DDR3 (podendo expandir para até 8 GB);
  • HD de 500 GB 7.200 RPM;
  • Tela WLED de 20”com resolução máxima de 1600×900 pixels (é possível também ligar um segundo monitor);
  • Wi-Fi, webcam e saídas de som, além de gravador de CD e DVD.

No geral, é um equipamento em que você vai poder rodar o Unity, navegar, manter uma quantidade considerável de programas abertos e até mesmo assistir filmes em HD, mas esqueça tarefas mais complexas como edição de vídeo em alta resolução ou até mesmo alguns jogos.

Ainda não há nenhuma informação sobre o lançamento do Pavilion 20 com Ubuntu no Brasil, mas se você estiver de passagem na Europa e quiser um computador barato rodando Linux, essa parece ser uma ótima opção. O aparelho também pode ser comprado online, mas até onde pude ver eles também não entregam no Brasil.

Com informações: OMG! Ubuntu.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Relacionados