Nokia não descarta possibilidade da Microsoft criar smartphone próprio

Joel Nascimento Jr
Por
• Atualizado há 6 dias

E quando nem mesmo a Nokia se sente segura em sua parceria com a Microsoft? Em comunicado oficial a seus acionistas, a finlandesa sugeriu que, além de outros fabricantes, a Microsoft deveria ser encarada também como uma provável concorrente. “Nós deveremos nos preparar para um aumento na concorrência com outros fabricantes, incluindo Microsoft, que já produziu e talvez venha a produzir dispositivos com Windows Phone”, diz a nota.

Não é a primeira vez que surge uma insinuação de que a Microsoft poderia partir para uma “produção independente”. No fim do ano passado, o Wall Street Journal afirmou que a Microsoft estaria estudando acordos com empresas de hardware para desenvolver seu próprio smartphone com Windows Phone 8. Mas esta é a primeira vez que a desconfiança parte da própria Nokia, e de forma tão oficial.

Mockup de um possível Surface Phone da Microsoft
Mockup de um possível Surface Phone da Microsoft

Ainda na nota, a Nokia fala sobre os riscos de ter se unido à Microsoft sem um plano de contingência. “Ao escolher adotar o Windows Phone como nossa plataforma principal, nós podemos ter omitido alternativas mais competitivas para alcançar aceitação maior e mais rápida no mercado de smartphones. Se os benefícios da parceria com a Microsoft não se materializarem como esperamos, alternativas mais competitivas talvez não fiquem disponiveis para nós em tempo hábil, isto se elas surgirem”. O mais assustador é que o comunicado está certo.

Nokia e Microsoft se uniram em fevereiro de 2011, num acordo de parceria onde a Nokia trabalharia com o Windows Phone em seus principais aparelhos, inclusive com a possibilidade de incluir serviços próprios, como o Nokia Music e o serviço de mapas. Em troca, a Microsoft daria exclusividade no lançamento de aplicativos e pagaria um valor anual (fala-se em 1 bilhão de dólares). O acordo, desde seu início, foi duramente questionado se seria benéfico à Nokia. Se a Nokia não selou um acordo de que a Microsoft não poderia desenvolver um produto concorrente, estamos à beira de ver uma reviravolta catastrófica para a fabricante finlandesa.

Já dizia Vito Corleone que devemos manter os amigos por perto e os inimigos mais perto ainda. E a Nokia está provando que isto pode ser muito prejudicial quando não se está preparado.

Com informações: Business Insider.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter

Relacionados