Arquivo Internet

Formspring encerra atividades no final do mês

Rafael Silva
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

De onde viemos? Para onde vamos? Qual o sentido da vida, do universo e tudo mais? Uma dessas três perguntas tem resposta. Mas infelizmente nenhuma delas poderá ser feita a partir do dia 31 de março no Formspring. É a partir desse dia será dado início ao fechamento do site.

Lançado em novembro de 2009, o Formspring é uma rede social que permite que seus usuários façam e respondam perguntas, sejam anônimas ou não. O site já apareceu na mídia como meio usado por adolescentes para praticar bullying em colegas de escola. Pouco depois, o próprio Formspring anunciou uma campanha anti-bullying e até declarou que criaria em parceria com o MIT, uma ferramenta para detectar e impedir que isso aconteça. Mas nada surgiu disso, ao que parece.

formspring-question-hero

A partir do dia 31 de março, nenhum usuário poderá fazer mais perguntas no Formspring. A desativação completa acontece no dia 15 de abril, quando todo o conteúdo dos servidores será sumariamente apagado. Antes disso, os usuários do site podem exportar seus dados usando esse link.

Ade Olonoh, fundador e CEO do Formspring, não revelou o motivo para o término das atividades da rede social. No post do blog onde ele anuncia o encerramento das atividades, o executivo disse apenas que “tem sido difícil manter as luzes ligadas”. O site chegou a ter 30 milhões de usuários registrados e 4 bilhões de perguntas feitas.

Um dos serviços alternativos que os futuros órfãos do Formspring poderão usar é o Ask.fm, mas não sabemos se há uma ferramenta para importar as perguntas ainda. Se o Ask.fm quiser preencher o vácuo, eles certamente criarão uma no futuro.

Rafael Silva

Rafael Silva tem 27 anos, estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Tem uma queda pela Apple na área de dispositivos móveis, mas sempre usou Windows em todos os seus notebooks e desktops. Vez ou outra fala alguma coisa interessante no Twitter: @rafacst. [Envie um email]

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque