Jack Dorsey e Biz Stone agora são oficialmente os inventores do Twitter. O Escritório de Marcas e Patentes dos EUA (USPTO) concedeu aos dois uma patente que descreve um sistema de distribuição de mensagens sem destinatário específico, que aparecem para quem estiver seguindo o usuário que criou a publicação. O requerimento foi enviado há cinco anos e aprovado somente na terça-feira (19).

O documento explica que o Twitter é um “sistema que permite comunicação ponto a multiponto independente de dispositivos”. O serviço pode receber mensagens através de vários meios, incluindo email, SMS, mensagens instantâneas, página da web e chamadas na API.

twitter-patente

Um ponto polêmico da patente é que ela cita algumas vezes o termo “emitir publicamente uma mensagem de atualização”, o que poderia causar conflitos com diversos outros serviços que também permitem a publicação de mensagens sem destinatário específico, como o alternativo App.net ou até mesmo o Facebook.

Entretanto, o Twitter já havia prometido que não vai usar patentes para atacar concorrentes, como fazem algumas empresas. Em post no blog oficial, publicado em abril de 2012, eles anunciaram o Acordo de Patentes do Inovador, que determina que as patentes sejam apenas usadas de forma defensiva. O acordo foi publicado na época em que o Twitter conseguiu uma patente que descrevia o “puxe para atualizar”, recurso bastante comum nos aplicativos atuais.

A patente de número 8.401.009 está disponível na íntegra (e com vários termos técnicos) no site do USPTO.

Com informações: The Next Web.

Receba mais sobre Twitter na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados