Cada vez mais empresas ligadas à web estão adotando a verificação em dois passos para deixar seus usuários mais seguros. O Google já faz há algum tempo por meio de um aplicativo especial, o Facebook também já ativou isso para seus usuários por meio de SMS. Agora é a vez da Apple dar um passo (ou dois) à frente no quesito segurança.

Verificação em dois passos: mais segurança para os usuários.
Verificação em dois passos: mais segurança para os usuários.

A empresa ativou a verificação em dois passos para contas no iCloud registradas nos EUA, Reino Unido, Austrália, Irlanda e Nova Zelândia. Ela funciona por meio do aplicativo Find My iPhone, que – após configurado corretamente – exibe um código de verificação que precisa ser digitado no site antes que alguma informação da Apple ID seja acessada ou alterada.

Há uma diferença entre a implementação da Apple e as do Google e Facebook. Se uma Apple ID teve suas informações alteradas recentemente, ativar a verificação em dois passos não será feita de imediato: é preciso esperar 3 dias para que a opção seja ativada e só então é possível dar continuidade no processo. É um passo a mais que garante que a pessoa ativando essa opção não está tomando posse de uma conta que não lhe pertence.

E é exatamente esse tipo de coisa que a Apple quer evitar. A criação dessa opção pode ter sido motivada pelo que aconteceu com o redator da Wired Mat Honan, que teve seus dados deletados e conta do Twitter invadida por meio da sua conta iCloud. Na ocasião, a pessoa que invadiu a conta conseguiu resetar a senha do iCloud com a própria Apple depois que dados (que supostamente apenas Mat Honan saberiam) foram confirmados.

A Apple não disse quando os demais países terão acesso a essa funcionalidade.

Com informações: The Verge. Dica do leitor @funxo no Twitter.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados