Arquivo Ciência

Telas de safira podem aparecer em smartphones no futuro

Rafael Silva
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Fabricantes de smartphones sabem que seus usuários vão deixar os aparelhos caírem algum dia. E se a tela não foi resistente o bastante, o vidro vai quebrar. Por isso elas estão sempre estudando novos meios de impedir que a tela quebre – como usar a famosa proteção Gorilla Glass. Mas uma proteção ainda mais resistente pode aparecer em smartphones no futuro. E ela é feita de safira.

safiraSafira é uma pedra preciosa feita de óxido de alumínio e que é quase tão dura quanto diamante. Por isso, uma tela feita desse material pode ser incrivelmente resistente a arranhões, quedas e várias adversidades. O problema desse tipo de tela, por enquanto, é o preço. Enquanto um painel de Gorilla Glass custa cerca de 3 dólares para ser fabricada, um painel de safira pode chegar a 30 dólares, o que aumentaria (e muito!) o preço final de um smartphone.

Atualmente pelo menos quatro empresas estão estudando a fabricação de telas de safira: Rubicon Technologies e GT Advanced Technologies, nos EUA; e Monocrystal na Rússia e Sapphire Technology, na Coréia do Sul. A GT, especificamente, já desenvolve uma técnica capaz de criar um painel tão fino quanto um fio de cabelo e que ainda assim mantém as propriedades resistentes da safira.

Segundo o site Technology Review, que falou com um representante da GT, a expectativa da empresa é de que os preços caiam com o aperfeiçoamento de técnicas de fabricação e uma maior adoção desse material pelas fabricantes. Mas isso deve acontecer só daqui a dois anos.

Ainda assim, os donos desastrados de smartphones agradecem.

Rafael Silva

Rafael Silva tem 27 anos, estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Tem uma queda pela Apple na área de dispositivos móveis, mas sempre usou Windows em todos os seus notebooks e desktops. Vez ou outra fala alguma coisa interessante no Twitter: @rafacst. [Envie um email]

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque