Arquivo Internet

Flipboard e Feedly ganham novos recursos para conquistar usuários do Google Reader

Nova versão do Flipboard deixa você criar sua própria revista.
Feedly tem mudanças na interface web.

Paulo Higa
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Dois conhecidos agregadores de notícias lançaram esta semana versões atualizadas de seus serviços. A nova geração do Flipboard se baseia na ideia de que todos podem ser não apenas leitores, mas também editores: agora, você poderá criar e publicar sua própria revista. Além disso, o Feedly anunciou hoje uma série de pequenas (mas úteis) modificações na interface web, aproveitando o ótimo timing.

O Flipboard 2.0, até o momento disponível apenas para iOS (a versão atualizada para Android chega em breve), continua com a mesma interface bonita de sempre, mas está mais parecido com uma rede social.

Imagine que você goste muito de um tema específico e leia bastante sobre o assunto no Flipboard. Agora, será possível incluir os artigos, notícias, vídeos e clipes de áudio mais interessantes na sua própria revista: é só tocar no botão +, dar um nome para a revista e publicá-la. O Flipboard se encarregará de fazer toda a diagramação e gerar uma capa legal.

Você pode definir a sua revista como particular ou pública. Se estiver definida como pública, todos os usuários do Flipboard poderão encontrá-la e assiná-la para receber novidades automaticamente no futuro. Além disso, é possível curtir um conteúdo ou fazer um comentário.

O novo recurso do Flipboard lembra bastante a extinta mini rede social que o Google Reader tinha há alguns anos – era possível compartilhar notícias (dentro do próprio serviço) e ver o que os seus amigos estavam lendo de bom. Isso era muito legal. Pena que o Google removeu a funcionalidade para promover o Google+.

No Feedly, talvez a melhor alternativa gratuita ao Google Reader, há dez novidades. A interface tem melhorias para aumentar o contraste entre itens lidos e não lidos; dá para ordenar facilmente os feeds por ordem alfabética; é possível salvar itens de maneira mais rápida, como no Google Reader; a lista de artigos está mais densa e com interface mais limpa; o algoritmo que seleciona os melhores artigos foi aprimorado; há melhor integração com o LinkedIn; e o consumo de memória foi reduzido.

feedly

Quem usa Firefox está finalmente recebendo a versão 14 do Feedly e ganhando todos os recursos que os usuários do Chrome receberam nos últimos 12 meses. O desenvolvimento do Feedly para Firefox ficou estagnado por algum tempo, mas eles prometem que a partir de agora vão lançar versões para Chrome, Firefox e Safari ao mesmo tempo.

Se você usa Chrome, já deve ter percebido as novidades do Feedly. Os usuários do Firefox e do Safari precisarão fazer uma atualização manual.

Com informações: Building Feedly e Inside Flipboard. A dica do Feedly foi dada pelo leitor Jorge Afonso. Valeu, Jorge!

Paulo Higa

Editor-executivo

Paulo Higa é jornalista, com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. Trabalha no Tecnoblog desde 2012, viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. É coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque