Google é multado em 145 mil euros por coletar dados pelo Street View

Giovana Penatti
Por
• Atualizado há 6 dias

A Comissão de Hamburgo para Proteção de Dados e Liberdade de Informação (tradução nossa para Hamburg Commissioner for Data Protection and Freedom of Information) anunciou hoje que o Google terá que pagar 145 mil euros por captação ilegal de informações pelos carros do Street View.

A investigação começou em 2010 e revelou que, além de tirar fotos das ruas pelas quais passaram, os carros utilizados pelo serviço também guardaram informações pessoais como fotos, e-mails, senhas e chats de redes de WiFi sem senha.

A empresa teve que pagar a multa e deletar todos os dados coletados, apesar de terem sido, segundo ela, obtidos sem intenção. Por esse motivo, o valor a ser pago, que era inicialmente de 300 mil euros, caiu para menos da metade.

O que é quase uma quantia simbólica para uma empresa que fez mais de 14 bilhões de dólares no último trimestre de 2012.

Sem título

Para o comissário de Hamburgo para Proteção de Dados e Liberdade de Informação, Johaness Caspar, esse se trata de um dos casos mais sérios de violação de privacidade, pela quantidade de dados coletados e por tanto tempo. E também indica que o Google tem falhas sérias de segurança, o que é particularmente preocupante.

Não é a primeira vez que a empresa é acusada de algo do tipo; recentemente, teve que desembolsar o total de 7 milhões de dólares para pagar multas em 14 estados dos EUA pelo mesmo motivo.

Com informações: Engadget

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Canal Exclusivo

Relacionados