GeForce Experience otimiza a qualidade gráfica dos jogos e gravará gameplays

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

Depois de atingir 2,5 milhões de downloads em estágio beta, a Nvidia liberou a versão final do GeForce Experience 1.5, um aplicativo que traz algumas facilidades para donos de placas de vídeo GeForce. Com base no desempenho do seu hardware, a ferramenta seleciona a melhor configuração gráfica nos jogos. Uma nova versão também permitirá gravar gameplays, com o ShadowPlay.

geforce-experience

A otimização de jogos no GeForce Experience funciona assim: baixe e instale o aplicativo e peça para ele varrer o HD em busca dos jogos instalados na máquina. O aplicativo mostrará as configurações gráficas que você selecionou no game (resolução, anti-aliasing e qualidade das texturas, sombras e ambiente) e também as configurações recomendadas para obter um equilíbrio entre qualidade e desempenho. Se as configurações não estiverem otimizadas, clique no botão Optimize e pronto.

Essa otimização é compatível com cerca de 80 jogos (a lista completa está aqui) e deverá ser mais útil para quem possui placas de vídeo mais simples, que não conseguem rodar os jogos com tudo no máximo. A Nvidia diz que possui um grupo de funcionários para testar cada um dos jogos e equilibrar a qualidade gráfica de acordo com uma determinada taxa de frames, geralmente entre 40 e 60 fps.

shadowplay

Até o terceiro trimestre, a Nvidia vai liberar no GeForce Experience o ShadowPlay, recurso que grava um vídeo do que você está jogando. Essa é a mesma função encontrada há anos no famoso Fraps, mas a Nvidia defende sua solução dizendo que a perda de performance é mínima (o Fraps derruba a taxa de frames enquanto está gravando). Além disso, o ShadowPlay não enche o HD com arquivos enormes, já que o vídeo é gravado com codec H.264, com aceleração por hardware. Você pode iniciar a gravação manualmente ou permitir que o ShadowPlay grave automaticamente os últimos 20 minutos do seu jogo.

O GeForce Experience está disponível para download no site da Nvidia. Ele é gratuito e, naturalmente, só funciona com placas de vídeo GeForce. O aplicativo é compatível com GPUs GeForce série 400, 500, 600 e 700, bem como suas equivalentes para notebooks. Quem possuir uma GeForce série 8, 9, 100, 200 ou 300 também poderá instalar a ferramenta, mas não terá a otimização de jogos.

Atualizado às 10h53.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados