Petabytes de dados do Megaupload foram perdidos para sempre

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 6 dias

O Megaupload saiu do ar em janeiro de 2012, mas os arquivos enviados pelos usuários ainda estavam salvos para que eles pudessem ser recuperados no futuro. Isso não será mais possível: a LeaseWeb, um dos datacenters que hospedavam os dados do Megaupload, decidiu destruir todos os arquivos de 690 servidores do antigo site de compartilhamento de arquivos.

De acordo com Kim Dotcom, o homem por trás do Megaupload, a LeaseWeb decidiu excluir os dados sem aviso prévio. Ele revela que os advogados do Megaupload pediram ao datacenter para que os arquivos não fossem deletados “enquanto a corte americana estivesse decidindo sobre os direitos dos usuários”.

Ao TorrentFreak, Dotcom diz: “É uma traição. Eles poderiam ter nos dado algum aviso. Nós poderíamos ter informado ao tribunal que a exclusão dos arquivos era iminente. Mas a LeaseWeb nem sequer deu uma chance a nós ou aos usuários”. No Twitter, ele soltou uma série de tweets criticando a postura do datacenter:

#Leaseweb has NOT warned us about deleting #Megaupload servers. They informed us TODAY that servers were deleted on February 1st, 2013.

— Kim Dotcom (@KimDotcom) June 19, 2013

Our lawyers have repeatedly asked #Leaseweb not to delete #Megaupload servers while court proceedings are pending in the U.S.

— Kim Dotcom (@KimDotcom) June 19, 2013

#Leaseweb has simply ignored the rights of millions of #Megaupload users. The data belonged to THEM. Are you hosting servers with #Leaseweb?

— Kim Dotcom (@KimDotcom) June 19, 2013

Millions of personal #Megaupload files, petabytes of pictures, backups, personal & business property forever destroyed by #Leaseweb

— Kim Dotcom (@KimDotcom) June 19, 2013

Antes de lançar o Mega, Dotcom afirmou que ainda tinha esperanças que os usuários pudessem ter acesso aos seus arquivos novamente, apesar de não prometer nada. Ele contava com a ajuda de advogados do Megaupload e da Electronic Frontier Foundation (EFF), uma organização especializada em direitos digitais.

Nem tudo foi perdido, entretanto. A Carpathia, outro datacenter do Megaupload, ainda guarda parte dos arquivos, mas está tendo um prejuízo de US$ 9 mil por dia pelos servidores inativos. A LeaseWeb decidiu destruir os dados para não perder dinheiro, mas Dotcom discordou da postura da empresa: ele diz que o datacenter deveria assumir os prejuízos após lucrar milhões de dólares com o Megaupload.

A LeaseWeb se pronunciou oficialmente: “Quando o Megaupload foi tirado do ar, 60 servidores do Megaupload foram confiscados e levados aos EUA. Após disso, o Megaupload ainda tinha 630 servidores dedicados alugados na LeaseWeb. (…) Por mais um ano, os servidores estavam sendo armazenados e preservados pela LeaseWeb, às nossas próprias custas”. A empresa diz que não recebeu nenhum pedido para manter os dados, e que contatou o Megaupload antes de destruir os arquivos, mas não recebeu resposta.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados